Durante o curso, que terá ao todo sete módulos, especialistas de diferentes áreas (como patologia, radiologia, cirurgia, entre outras) reúnem-se em pequenos grupos para atividades in loco relacionadas a um determinado tipo de câncer.
“Os participantes serão difusores para seus pares do conhecimento que aqui será compartilhado”, disse Marcello Ferretti Fanelli, diretor do Departamento de Oncologia Clínica do A.C. Camargo e coordenador do projeto, ao lado do oncologista italiano Filippo de Braud, diretor do Departamento de Oncologia Médica do IRCCS.
O próximo módulo, que ocorrerá no dia 15 de março, tratará do câncer de mama. Os médicos debaterão, entre outros temas, a eficácia do rastreamento por mamografia para mulheres a partir dos 40 anos e como integrar os diversos recursos de imagem para o diagnóstico. A programação inclui visita ao setor de imagem, discussão de casos clínicos e tratamento adjuvante.
Pietro Panizza, diretor de Radiologia Diagnóstica do IRCCS, e Solange Sanches, oncologista clínica do A.C. Camargo, darão aulas, respectivamente, sobre o papel dos recursos de imagem para diagnóstico do câncer de mama e sobre opções de bloqueio de tumores de mama HER-2 positivo, que costumam ser agressivos e têm alta taxa de reincidência.
No primeiro semestre também serão abordados os tumores do trato gastrointestinal alto e o câncer urológico.
No segundo semestre, os temas são melanoma, câncer ginecológico e câncer de cabeça e pescoço. O primeiro módulo, ocorrido em 22 de fevereiro, teve como tema o câncer colorretal.
As inscrições podem ser feitas pela internet e as vagas são limitadas.
O curso ocorrerá no anfiteatro Humberto Torloni do A. C. Camargo Cancer Center, que fica na Rua Prof. Antonio Prudente, 211, em São Paulo.
Mais informações e inscrições www.accamargo.org.br/evento-detalhe/imersao-oncologia-colorretal/134
Agência FAPESP