Ela revela que podem participar alunos e funcionários da instituição, bem como a comunidade em geral. “São aceitas pessoas de todas as faixas etárias, inclusive crianças e adolescentes. As aulas são realizadas uma vez por semana e sempre ocorrem nos finais de tarde, na sala 424, piso 4, no bloco B3 do campus II. Não é necessário inscrição prévia, basta comparecer no dia e horário da aula. Não é preciso que o interessado tenha instrumento musical, pois eles são fornecidos pela universidade”.
Patrícia, que é uma das responsáveis pelo projeto, conta que a iniciativa ocorre há três anos. “Notamos uma procura crescente por estas atividades. Ficamos muito satisfeitos de visualizar a evolução daqueles que acompanham as aulas e o interesse dos que ficam sabendo sobre elas. Estamos de portas abertas para todos que pretendem se expressar por meio de uma linguagem que não seja a falada”.
O calouro Victor Urdiali Souza, da Engenharia Civil, comenta que sempre teve vontade de aprender a tocar um instrumento voltado à música clássica. “Esta iniciativa da Unoeste é muito boa, pois é difícil encontrar um lugar que ofereça este tipo de ensino sem nenhum custo. Por enquanto, estou fazendo todas as aulas, mas pretendo optar por aquela que mais me identificar”.
Simone de Freitas Chaves é funcionária da instituição e é uma das novas alunas do básico em teoria e percepção musical. “A atividade serve como uma complementação teórica das aulas de teclado, que faço em outro local. Para mim, esta abertura da universidade foi muito importante, pois vou ter a oportunidade de aprimorar os meus conhecimentos, gratuitamente”.
Confira os cursos e horários disponíveis
• Segunda-feira: violino para iniciantes, das 17h10 às 18h e das 18h às 18h50.
• Terça-feira: básico de teoria e percepção musical, das 17h10 às 18h e das 18h às 18h50.
• Quarta-feira: violino intermediário, das 17h10 às 18h e flauta doce para iniciantes, das 18h às 18h50.
• Quinta-feira: prática de orquestra de câmara para nível avançado, com leitura fluente no instrumento, das 17h10 às 18h.
Serviço – Mais informações pelo telefone (18) 3229-2030, das 7h às 21h30.