Confira a programação:
Segunda-feira, 24 de fevereiro
9hs – Tese: A tutela dos direitos humanos sociais pelos tribunais internacionais: prospectiva de reconhecimento do direito à educação como potencial norma de jus cogens, por Bruno Smolarek Dias.
16h – Tese: O constitucionalismo global no cenário de uma nova ordem mundial: uma crítica a partir de uma teoria forte em face da realidade das relações internacionais contemporâneas, por Maury Roberto Viviani.
Quarta-feira, 26 de fevereiro
10h – Tese: Fraternidade: Fundamento para entender a constituição brasileira como projeto cultural e condição para a construção de uma sociedade fraterna, por Ildete Regina Vale da Silva.
15h – Transnacionalidade e imigração: a possibilidade de efetivação dos direitos humanos dos transmigrantes diante de decisões de regresso na Itália e na União Europeia, por Carla Piffer.
Quinta-feira, 27 de fevereiro
16h – Tese: A concretização da solidariedade social no estado constitucional de direito no Brasil, por Joacir Sevegnani.
Sexta-feira, 28 de fevereiro
17h – Tese: Aspectos destacados da União Europeia com ênfase para o direito e tutela específica das trabalhadoras, por Roseana Maria Alencar de Araújo.
Sobre o programa
O programa de dupla titulação com a Universidade de Perugia ocorre por meio de inscrição. Dependendo do tema, o aluno recebe um coorientador na universidade parceira e, com as bolsas de doutorado sanduiche institucional Capes/Univali, passam quatro meses em Perugia pesquisando. As bancas de defesa são compostas por professores brasileiros e italianos. Aprovado, o doutorando recebe dois títulos: um de doutor em Ciência Jurídica pela Univali e um de doutor em Direito pela Universidade de Perugia.
“Uma dupla titulação em doutorado com uma universidade europeia com a tradição da Universidade de Perugia é algo muito importante e reconhecimento de qualidade do trabalho realizado no Brasil pela Univali”, aponta Paulo Cruz, coordenador do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da Univali.
Além desse convênio, a Univali conta, ainda, com dupla titulação em parceria com a Universidade de Alicante, na Espanha, para o mestrado. Nesse programa, 30 mestres já obtiveram dupla titulação pela Univali e 20 pela Universidade de Alicante.
O programa de internacionalização do programa de Pós Graduação em Ciência Jurídica da Univali é referência no Brasil e considerado o melhor de todos os sistemas Capes/MEC para a área do Direito. Além dele, os programas de pós-graduação em Administração e em Turismo e Hotelaria, levam em avançado estado o processo para implantação da dupla titulação em seus cursos.
Outras informações: (47) 3341-7519/3341-7636, com Paulo Márcio Cruz, coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica da Univali.