O Mestrado Profissional permitirá aos profissionais identificar, compreender e intervir no processo de saúde e doença, com ênfase nas etapas iniciais do ciclo vital e da saúde mental. O curso foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em seu lançamento já com nota 4, conceito considerado muito bom.
Os critérios para seleção no Mestrado incluem compreensão de textos em inglês e redação de respostas em português de textos da área de saúde, interpretação de tabelas e/ou gráficos, análise do currículo Lattes e entrevista.
O Doutorado em Política Social, aprovado em dezembro de 2013, terá sua primeira turma, consolidando a área que já é tradicional na formação de mestres. As linhas de pesquisa contemplam os temas Estado, Direitos Sociais e Política Social e Cidadania, Proteção Social e Acesso à Justiça. A existência de um corpo docente qualificado, a inserção na região Sul e crescente articulação com países do Mercosul na realização de pesquisas - em especial nas áreas de política de saúde, assistência social e economia solidária - são destaques no Programa de Pós-Graduação em Política Social. Eventos internacionais e publicação de coletâneas também agregam distinção ao novo curso.
O processo seletivo para o Doutorado, que oferecerá dez vagas, inclui análise do currículo Lattes e do projeto de pesquisa, entrevista e defesa do projeto.
Inscrições
As inscrições, tanto para o Mestrado quanto para o Doutorado, vão até o dia 14 de fevereiro e podem ser feitas pelo site www.ucpel.tche.br/mestradoedoutorado. No mesmo endereço estão disponíveis os editais com mais detalhes sobre os processos de seleção e a natureza dos cursos.