A transmissão da abertura dos cursos de especialização aconteceu no Auditório Joaquim Lauer, da Unicesumar, por meio de teleconferência e foi presidida pelo doutor Roberto de Queiroz Padilha, diretor de Ensino do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, sendo assistida pelos aproximadamente 150 alunos que participam dos cursos.
Em Maringá, três cursos de especialização serão oferecidos gratuitamente: Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde, Regulação em Saúde no SUS e Educação na Saúde para Preceptores do Sistema Único de Saúde. Cada turma terá 48 pessoas que participarão de aulas presenciais, semanalmente, e por teleconferências, mensalmente.
De acordo com a gestora de aprendizagem do Hospital Sírio-Líbanês e do Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa, Mara Quaglio Chirelli, a previsão de duração dos cursos é de 14 meses. “Objetivo da parceria entre as entidades é contribuir para a melhoria da gestão da saúde no setor público”, afirma.
Os profissionais e docentes que lecionarão as aulas são chamados de facilitadores, que durante o primeiro semestre deste ano foram treinados por uma equipe multidisciplinar do Sírio Libanês, da Secretaria de Saúde de Maringá e da Unicesumar.