De acordo com a coordenadora do curso de Secretariado, Eliane Moura, o curso de Secretariado abre nova oportunidade, cuja demanda vem aumentando nos últimos anos. A expectativa de ingresso, segundo a professora, é positiva, tendo em vista a busca pela formação superior de forma continuada e qualificação por profissionais que já atuam ou desejam ingressar na área.
O curso de Secretariado visa formar Tecnólogos em Secretariado com formação de excelência, capazes de atuarem nas corporações de modo flexível. Entre as principais atividades estão o controle de arquivos, atentos às informações que chegam via correio, internet, fax ou telefone, além da responsabilidade pela agenda do chefe com a realização das atividades necessárias para que as decisões de seu superior sejam executadas com agilidade.
O mercado de trabalho para este profissional oferece oportunidades para atuar em assessoria executiva de diretoria, por meio de gerenciamento em processos administrativos, informações, equipes e comunicações internas e externas da sua área. Além disso, o Tecnólogo em Secretariado poderá atuar na tradução e interpretação de textos, como a escrita de textos em idiomas estrangeiros e traduzir documentos para o português e ainda fazer a tradução simultânea em reuniões, debates e seminários.
Para a mestre em Linguística Aplicada, a tendência de mercado na região metropolitana se concentra nas empresas e indústrias de variados setores e portes e “estão em plena ascensão, especialmente em Cachoeirinha, onde estão instaladas importantes indústrias”, destacou. As organizações buscam profissionais com habilidades específicas, com compromissos éticos pessoais e de cidadania.
Conforme pesquisa realizada no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), resultados revelam que, de 2009 a 2012, a cada cem novos empregos, quarenta eram destinados aos seguintes profissionais: analistas de TI, enfermeiros, profissionais de relações públicas e publicitários, secretários e farmacêuticos. (Veja, 03/07/2013). A faixa salarial varia de 800 a 7.000 reais, dependendo da instituição.
O principal desafio considerado pela especialista em Educação de Jovens e Adultos – EJA é a conscientização do reconhecimento de que Secretário(a) não é uma função, mas sim profissão. A profissão é regulamentada e apresenta um código de ética muito claro.
A ideia é que o Cesuca, como instituição de ensino, implante em breve, cursos de extensão na área. O curso de Secretariado da Faculdade Inedi foi planejado com base num tripé de grande importância: as orientações do Conselho Nacional de Educação; as necessidades regionais e a missão institucional do Complexo de Ensino Superior.
CESUCA - Faculdade Inedi
Rua Silvério Manoel da Silva, 160 - Cachoeirinha/RS
Fone:(51)3396.1000 - 3396.1068/ 3396.1059
Visite nosso site: www.cesuca.edu.br