Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
egizianiA aula magna do curso de História da Universidade Feevale, que acontece no dia 27 de agosto, às 19h30min, no Salão de Atos do Câmpus I (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510, Novo Hamburgo), será sobre Egiptomania: reflexões interdisciplinares sobre um fenômeno atemporal de ciência e imaginação. A atividade é gratuita e aberta a professores, alunos e comunidade, não sendo necessário realizar inscrição para participar.
A Egiptomania, por intermédio das ferramentas conceituais da egiptologia, estuda o fenômeno, que tem a característica básica de conjugar ciência e imaginação, constituindo-se na reinterpretação e o reuso de traços da cultura do antigo Egito, de uma forma que lhe atribua novos significados, até os dias atuais.

Sobre a ministrante

A ministrante será Margaret Bakos, pós-doutora pelo University College London e professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência de pesquisa em temas diferenciados: positivismo, escravismo e abolição no Rio Grande do Sul (mestrado), positivismo e administração pública municipal de Porto Alegre (doutorado). Em 1988/89, passou a desenvolver estudos sobre egiptologia e, em 1995, com apoio de Bolsa Produtividade do CNPq, iniciou uma pesquisa sobre o tema Egiptomania no Brasil.