O curso objetiva desenvolver um discurso científico coerente e compatível com o padrão exigido em produções de circulação internacional. “Em linhas gerais, o curso informa sobre como fazer e, principalmente, como comunicar conhecimento científico novo no mundo de hoje. As referências são as publicações de circulação internacional, seus códigos, suas regras e as práticas que estão consagradas como efetivas”, comenta o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Emmanuel Tourinho, sobre a dinâmica do curso.
Ainda de acordo com o pró-reitor, a aprendizagem pelo pesquisador em formação da escrita científica é necessária, uma vez que esta difere daquela da redação ordinária por possuir características próprias. “Conhecer essas particularidades, saber como interagir com a comunidade científica internacional, por meio de artigos, é um requisito para que o pesquisador seja bem-sucedido. O resultado final é uma interlocução efetiva e produtiva com os seus pares e, conseqüentemente, a visibilidade e o avanço da pesquisa desenvolvida”, explica.
Os interessados em participar podem realizar as inscrições pelo endereço eletrônico: http://migre.me/eRjRh. Para se inscrever é necessário estar cadastrado no site.
O professor doutor Gilson Volpato é graduado em Ciências Biológicas, pela Unesp. Tornou-se Mestre e Doutor em Ciências Biológicas, Zoologia, pelo Instituto de Biociências da Unesp de Rio Claro. Seus interesses pela Redação Científica começaram durante a sua graduação, desde cedo buscando a internacionalização da ciência nacional.
Serviço:
Curso “Método Lógico para Redação Científica Internacional”
Período: 17 e 18 de junho
Local: Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN)
Mais informações: http://migre.me/eRjRh
Leia matéria na íntegra: http://migre.me/eRk2A
Sugestão de entrevistado: pró-reitor Emmanuel Tourinho, da Propesp