Serão oferecidas 50 vagas, sendo 35 para professores e outros candidatos com nível superior completo que vivem e/ou atuam em assentamentos da reforma agrária, e 15 para egressos de cursos de artes, que tenham tido prática de ensino, pesquisa e/ou extensão em assentamentos da reforma agrária. A proposta de pesquisa e ensino deverá promover espaços de reflexão sobre a realidade vivida pelas pessoas no campo.
Serão identificadas alternativas para a superação de problemas e para a ampliação das alternativas culturais, a fim de contribuir para a qualidade de vida no campo. Outra oportunidade que o curso traz é a integração entre as linguagens artísticas, incluindo professores de quatro diferentes departamentos do Centro de Artes que têm a proposta de trabalhar de forma integrada. A especialização terá os seguintes eixos norteadores: arte na escola, arte na comunidade, práticas teatrais, práticas musicais e práticas de artes visuais.
O curso está previsto para acontecer em 10 módulos de 45 horas cada, no tempo escola, e 80 horas previstas para o tempo comunidade. Cada módulo será realizado entre quarta-feira e sábado, e as aulas serão realizadas em dois locais: no Centro de Artes da Udesc, em Florianópolis, e no Assentamento José Maria,em Abelardo Luz, na região oeste de Santa Catarina.
A especialização em Arte no Campo visa atender a demanda por uma formação em artes em assentamentos da reforma agrária na região Sul do Brasil. O projeto foi aprovado no edital de Apoio a Projetos de Pesquisa / Chamada CNPq/MDA/-INCRA nº 26/2012, e contará com bolsas do CNPq para os acadêmicos do curso que preencherem os requisitos do edital.
Interessados devem inscrever-se até o dia 14 de maio na secretaria de Pós-Graduação do Ceart, de segunda a sexta, das 13h30 às 18h30 com a servidora Hellen Camassola, ou pelo Corrreio, com envio de toda documentação por SEDEX conforme especificado no edital.
Confira o edital completo em www.ceart.udesc.br
Confira o site do Curso de Especialização em Arte no Campo: http://artenocampo.wordpress.com/
Mais informações pelo telefone (48) 3321-8319 ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.