Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A partir de hoje (09/01) e até 29 de fevereiro o Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Câmpus de Rio Claro, realizará os cursos de Cursos de Verão 2012 da UNESPetro, órgão criado na Universidade para a realização de pesquisas em geociências com ênfase no pré-sal. As atividades fazem parte do PRH na Unesp, ou PRH-05 (Programa de Formação de Recursos Humanos em Geologia e Ciências Ambientais aplicadas ao Petróleo), mantido pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) e pela Petrobras.
O PRH promove o ensino de excelência para o setor energético e concede bolsas para alunos de graduação e pós-graduação. Na Unesp, o programa existe desde 1999. É denominado PRH-05 por ter sido o quinto a ser criado no país. “Nosso projeto é sustentado pela vocação da própria unidade, que já realizava pesquisas sobre geologia do petróleo e questões ambientais”, diz Dimas Dias Brito, professor do IGCE e coordenador do Programa.

Este ano, os cursos de verão estão divididos em 24 módulos distribuídos em dois cursos de aperfeiçoamento: Geologia do Petróleo (288 horas) e Meio Ambiente & Petróleo (280 horas). As aulas serão ministradas por professores de Unesp, USP, Unicamp, Unifesp, UERJ, UFT, Cetesb, Ibama, Agropalma e Petrobras. As grades dos cursos estão disponíveis em www.rc.unesp.br/prh.

Participarão 103 pessoas. Entre os inscritos nesta edição, 73% são alunos de graduação e pós-graduação da Unesp (60% e 13%, respectivamente), seguidos de estudantes de graduação e pós de outras universidades (7% e 5%) e profissionais de agências governamentais (11%). Desde o início das atividades, há onze anos, foram formados 798 alunos (um mesmo participante pode fazer vários módulos).

Convênio de R$ 860 mil

Periodicamente, os PRHs são avaliados pela ANP. Segundo Dimas, o PRH-05 está entre os mais conceituados do país. “O Programa tem enriquecido a infra-estrutura da Universidade e encaminhado os alunos para o mercado de trabalho rapidamente na Petrobras, empresas multinacionais, órgãos municipais, estaduais e federais, e empresas privadas”, diz.

A Unesp, por conta do PRH-05, firmou convênio com a Petrobras no valor de R$ 860 mil. “Isso garantirá bolsas de estudo e financiamento das pesquisas dos estudantes bolsistas (graduandos e pós-graduandos) nos próximos anos”, afirma Dias Brito.

O professor destaca que várias pesquisas importantes tiveram origem no PRH-05, como o projeto "Mapa de Sensibilidade do Litoral Paulista a derramamentos de petróleo", liderado por Arthur Wieczorek, mestre pelo IGCE, e Paulina Setti Riedel, professora da mesma unidade. O estudo teve a colaboração de professores e alunos de graduação e pós-graduação da Unesp e foi objeto de recente matéria do jornal O Estado de São Paulo que pode ser conferida neste endereço http://migre.me/7q97V.

Mais informações sobre os Cursos de Verão da UNESPetro podem ser obtidas pelo telefone (19) 3526 9293.