Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Estão abertas até 11 de dezembro as inscrições ao Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade de Passo Fundo (PPGAgro/UPF) – cursos de mestrado e doutorado. Profissionais graduados em Agronomia, Biologia ou outras profissões relacionadas com as áreas de concentração do programa devem fazer a inscrição pelo site http://www.ppgagro.upf.br. O PPGAgro é pioneiro na UPF e oferece curso de mestrado, doutorado e treinamento pós-doutoral. Na última avaliação da Capes, recebeu conceito 4.
O programa possui duas áreas de concentração: Fitopatologia e Produção Vegetal. Na área de Fitopatologia estão vinculadas as linhas de pesquisa Controle de Doenças de Plantas, Epidemiologia e Sistemas de Previsão de Doenças de Plantas e Relação Patógeno-Hospedeiro. Na área de concentração em Produção Vegetal estão vinculadas as linhas de pesquisa Ecofisiologia, Manejo e Proteção de Plantas, Biotecnologia e Melhoramento Vegetal, Propagação de Plantas e Manejo do Solo e da Água.

A seleção dos candidatos será realizada nos dias 19 e 20 de dezembro por uma comissão de professores indicada pelo conselho do Programa. Serão considerados o histórico escolar, currículo lates, cartas de recomendação, entrevista e avaliação a critério da comissão de seleção. Na seleção ao doutorado, será analisado, ainda, o histórico do curso de mestrado, a experiência em pesquisa e o pré-projeto. Todas as informações sobre o programa, prazos e possibilidades de bolsas podem ser conferidas no site http://www.ppgagro.upf.br.

Defesa de dissertação
Enquanto se prepara para formar nova turma, o PPGAgro realiza nesta sexta-feira, dia 18 de novembro, às 13h45min, a defesa de mais uma dissertação, no auditório do PPGAgro (prédio G3). Na oportunidade, a engenheira agrônoma Daniela B. dos Santos fará apresentação pública do estudo “Sistema misto de produção (leite/grão) em unidades de produção familiar de Bacias Hidrográficas de cabeceira”. A banca será composta pelos seguintes professores: Dr. Edson Campanhola Bortoluzzi (orientador), Dr. Vanderlei Rodrigues da Silva (UFSM) e Dr. Luciano Colpo Gatiboni (Udesc).

Daniela explica que o uso de sistema misto de produção é uma constante em unidades de produção familiares (UPFs). Grande eficácia agronômica é apontada pela literatura em ensaios de sistemas de integração lavoura pecuária, sobretudo com a atividade leiteira. No entanto, conforme ela, em uma escala de Bacia Hidrográfica (BH), explorada por UPFs heterogêneas, o sinergismo das atividades agropecuárias pode ser comprometido, podendo afetar a produção e a qualidade dos recursos naturais.

Nesse sentido, a mestranda estudou o sistema misto de produção (integração lavoura pecuária) em UPFs sob escala de bacias hidrográficas de primeira ordem. Ela avaliou como indicadores a qualidade do leite, a produção de grãos e a qualidade química e física do solo. “Nas áreas das UPFs submetidas ao pastejo animal verificou-se menor produção de soja, maior degradação física e maior desbalanceamento dos nutrientes no solo que aquelas usadas somente como lavoura. Deficiência no planejamento do uso do solo interferiu também na qualidade do leite produzido”, explica.
De acordo com ela, esses achados sugerem que em um ambiente complexo,
heterogêneo e frágil, como são as UPFs inseridas em bacias hidrográficas
de primeira ordem, uma atividade afeta a outra em sistemas mistos de
produção, decorrentes principalmente de fatores sociais e do uso e
manejo inadequado do solo.