De acordo com a coordenadora, professora Maribel Girelli, um dos diferenciais do curso é o grande número de viagens a pontos históricos, o que tem relevância no aprendizado dos futuros professores e pesquisadores. Cidades históricas de Minas Gerais, Montevidéu, Colônia de Sacramento, Missões Argentinas, Buenos Aires, travessia da Cordilheira dos Andes e Machu Picchu foram alguns dos locais já visitados.
Além disso, atualmente, o curso de História da Univates é considerado o melhor do Rio Grande do Sul e um dos melhores do Brasil, de acordo com o Enade. Conta com um Centro de Pequisa em Arqueologia, por meio do qual todos os alunos podem participar das saídas de campo e escavações em sítios arqueológicos, o que garante formação completa e de primeira linha ao profissional formado pela Instituição. Outros laboratórios como o de História e o Centro de Memória também auxiliam os alunos em suas atividades.
Maribel salienta que atualmente há falta de professores na área, não só na região, como no país de um modo geral. “Só que além de poder atuar nos ensinos fundamental e médio, o historiador pode trabalhar em museus, galerias de arte, bibliotecas, casas de cultura, arquivos, áreas de patrimônio, assessorias culturais e como pesquisador na área de história e arqueologia”, salienta ela.
Vestibular de Verão segue com inscrições abertas
Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Verão da Univates, que ocorre dia 19 de dezembro, domingo, das 8h às 13h, nos câmpus de Lajeado e Encantado. A prova é composta por uma redação e 45 questões objetivas envolvendo conteúdos de Língua Portuguesa, Literatura, Biologia, História, Geografia, Matemática, Física, Química e Língua Estrangeira.
As inscrições podem ser efetuadas até o dia 10 de dezembro no câmpus de Lajeado, no Setor de Atendimento ao Aluno (Prédio 9), das 7h30min às 12h e das 13h às 22h30min, e no câmpus de Encantado, das 19h às 22h. Pela internet, no site www.univates.br/vestibular, o procedimento pode ser feito até às 23h59min do dia 14 de dezembro. A taxa de inscrição é de R$ 40,00 e os alunos que participaram dos Jogos Escolares do Ensino Médio – Joguem 2010 não pagam.