“A proposta do programa é formar profissionais com perfil inovador capazes de formular, planejar, desenvolver e avaliar projetos de pesquisa, novas metodologias e produtos, além de capacitá-los para divulgar o conhecimento científico em Biologia Química”, diz a professora Dra. Débora Hipólide, coordenadora do programa.
Entre as disciplinas ministradas durante o curso estão: Fundamentos em Biologia Química, Análise instrumental e suas aplicações, Síntese química básica e aplicada à Biologia, entre outras.
São 20 vagas e as inscrições devem ser feitas entre 02 e 06 de agosto, no horário das 08h30 às 16h30, pessoalmente com entrega dos documentos no Campus Diadema localizado à Rua Professor Artur Riedel nº 275, 5º Andar - Jardim Eldorado, Diadema (SP). Mais informações podem ser obtidas no site www.unifesp.br/pg/biolqui e pelo telefone (11) 3319-3314
Documentos necessários para efetuar a inscrição
- Ficha de cadastro do candidato (disponível no site www.unifesp.br/pg/biolqui) preenchida e assinada;
- Curriculum Vitae resumido (Identificação, Formação acadêmica e titulação, Estágios no país ou no exterior, Atividade profissional, Artigos publicados, Resumos publicados em anais de congressos);
- Histórico escolar da graduação;
- Carta de apresentação;
- Entrega do Projeto acompanhado do protocolo de envio ao Comitê de Ética e Pesquisa – UNIFESP.
Observação: entregar uma cópia de toda a documentação. As cópias devem ser acompanhadas da apresentação dos documentos originais para conferência.
Unifesp em Diadema
A Unifesp instalou-se em Diadema em 2007 tendo como foco cursos relacionados ao Meio Ambiente, seguindo a vocação da região onde a universidade está instalada, no Jardim Eldorado, às margens da represa Billings, e também visando atender as necessidades do mercado de trabalho local.
Atualmente são 1.330 alunos matriculados em sete cursos de Graduação em Diadema - Ciências Ambientais; Ciências Biológicas; Farmácia e Bioquímica; Engenharia Química; Licenciatura Plena em Ciências, Química e Química Industrial. As aulas são ministradas em três unidades (Eldorado, Florestan Fernandes e Brasília).
Sobre a Unifesp
A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) foi criada oficialmente em 1994, a partir da Escola Paulista de Medicina, entidade criada em 1933 que foi federalizada em 1956. Na ocasião da criação da Unifesp, a instituição era a primeira universidade brasileira especializada em Saúde, abrigando em seu currículo de graduação os cursos de Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia e Tecnologias Oftálmica e Radiológica.
Em 2005, iniciou-se o projeto de expansão com a criação do campus Baixada Santista. Em 2006 foi criado o campus Guarulhos, seguido de Diadema e São José dos Campos, em 2007, dando seguimento ao processo de ampliação.
O ambicioso processo de expansão fez com que a Universidade saltasse de um para cinco campi e de cinco para 28 cursos. Com os novos campi, a Instituição deixou de atuar exclusivamente no campo da saúde, inaugurando cursos nas áreas de Humanas (Guarulhos), Exatas (São José dos Campos) e Biológicas (Diadema).
Atualmente, a Unifesp conta com 4.442 alunos matriculados nos cursos de Graduação, além de 3.342 discentes nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado, Mestrado e Mestrado Profissionalizante), outros 8.296 na Pós Graduação Lato Sensu (Especialização e Aperfeiçoamento) e ainda 713 discentes no maior programa de residência médica do Brasil.
A instituição tem em seu quadro 935 docentes, sendo que 94,2% possuem título de doutor, um percentual que marca a qualidade de ensino oferecida pela Instituição.
Em 1940 a universidade, então Escola Paulista de Medicina, inaugurou o Hospital São Paulo, primeiro hospital-escola do País, que hoje é o Hospital Universitário da Unifesp localizado junto ao campus São Paulo, no bairro Vila Clementino.
Ao longo de sua história, a Unifesp se consolidou como um dos principais centros de pesquisa e inovação da América Latina, tendo contribuído com 80.715 trabalhos de produção científica no período entre 2001 e 2009 em várias áreas do conhecimento.
Assessoria de Imprensa da Universidade Federal de São Paulo