Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
pucsp-logoOs arquivos – registros das atividades e da trajetória de entidades e pessoas – são essenciais para a gestão e o funcionamento da administração pública, de empresas privadas, associações, sindicatos etc. Constituem, além disso, patrimônio de indubitável valor para a memória histórica de indivíduos, instituições e grupos sociais. Contudo, para que o acesso às informações que eles contêm seja ágil e eficiente, é preciso conservá-los, organizá-los e elaborar os instrumentos para a recuperação dos documentos. Esses procedimentos exigem formação especializada, que este curso, apresentado em duas partes, se propõe a iniciar.
O curso, oferecido pela PUC-SP por intermédio de sua Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE), visa a introduzir o aluno no universo teórico-metodológico da Arquivologia. Assim sendo, caracteriza-se pela ênfase nas aulas teóricas, voltadas para aqueles que necessitam aprender noções básicas da Ciência Arquivística, bem como seus avanços na atualidade.

O alto nível científico estará aliado à ampla experiência que os professores possuem, relacionando constantemente a teoria com aplicações em situações reais de trabalho por eles vivenciadas. Desta forma, não só se falará de procedimentos ideais, mas de dificuldades encontradas e de soluções passíveis de execução. Em cada semestre, haverá 4 visitas técnicas (3 opcionais e 1 obrigatória) a arquivos públicos e privados, a fim de que os alunos possam entrar em contato com situações reais de trabalho.

Além disso, o curso contará com o apoio e o acompanhamento do Centro de Documentação da Universidade, por intermédio de seu acervo e de sua equipe técnica.

Dirigido a alunos de cursos de graduação e pós-graduação e profissionais de nível médio e superior interessados em atuar em arquivos públicos, empresariais, universitários, eclesiásticos, populares etc., bem como àqueles que já possuem experiência na área e gostariam de adquirir conhecimentos teóricos básicos, o curso tem início em 7 de Agosto com aulas sempre aos sábados, das 9h30 às 16h30, no campus Monte Alegre, que fica na Rua Ministro Godói, 969 – Perdizes, São Paulo.

PUC SP Assessoria de Comunicação