No entanto, a necessidade de informações atualizadas sobre o tema vem crescendo expressivamente nos últimos anos, tanto por causa da lei nº 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas, quanto pelo incremento no comércio e intercâmbio cultural entre o Brasil e os países africanos.
Para atender essa demanda, a PUC-SP por intermédio de sua Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE), está oferecendo o curso “África Contemporânea: Introdução à Política, Economia e Conflitos Sociais no Continente Africano”. O objetivo do curso é fornecer aos participantes um amplo panorama da realidade africana, dando ênfase às transformações sociais, políticas e econômicas pelas quais passa a África atualmente. Com essa abordagem inovadora, o curso pretende proporcionar aos profissionais elementos para compreender a trajetória do continente africano desde a África Colonial e Pós-Colonial até o presente.
O programa adota a perspectiva das transformações econômicas no sistema capitalista como motivadores do colonialismo europeu na África, além de contemplar aspectos políticos que motivaram o processo de colonização e descolonização no continente africano. Também analisa a dinâmica econômica e comercial, com ênfase para os processos de regionalização e abertura comercial e financeira por que tem passado vários Estados africanos.
Dirigido a profissionais e universitários das áreas de Pedagogia, Educação, Relações Internacionais, Economia, Comunicação, Sociologia, Filosofia, Antropologia, Ciência Política, História, Geografia, Psicologia, Letras, Artes e Jornalismo, além de interessados em geral, o curso tem início em 26 de Julho e aulas sempre de segunda a sexta-feira, das 19 às 22 horas, na Unidade Cogeae Consolação, que fica na Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo.
Mais informações e inscrições: (11) 3124-9600, www.pucsp.br/cogeae e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
PUC SP Assessoria de Comunicação