Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
peopleO Projeto Temático "Dinâmica de populações e métodos semiclássicos", apoiado pela FAPESP, tem uma vaga de Bolsa de Pós-Doutorado no Instituto de Física Gleb Wataghin da Universidade Estadual de Campinas. De acordo com o pesquisador principal do projeto e responsável pela seleção dos candidatos, professor Marcus Aloizio Martinez de Aguiar, o objetivo é estudar um modelo neutro de especiação, no qual processos de seleção natural, barreiras geográficas e interações ecológicas não são considerados fundamentais.
O modelo é baseado em acasalamento seletivo dependente de duas distâncias críticas, uma no espaço físico e outra no espaço dos genomas.

“Os vínculos introduzidos por essas duas distâncias permitem que a população se divida espontaneamente em grupos reprodutivamente isolados. Resultados prévios mostram que essa dinâmica gera padrões de diversidade que estão de acordo com padrões observados na natureza”, disse.

O objetivo é estudar o papel de dois parâmetros do modelo que ainda não foram explorados e que têm consequências importantes no processo de especiação: o tamanho do genoma, medido pelo número de genes envolvidos no processo de especiação, e o alcance da dispersão dos indivíduos.

“Tentaremos ainda desenvolver um modelo matemático explícito que reflita a dinâmica das simulações computacionais e que nos permita obter informações diretas acerca do papel dos vários parâmetros envolvidos”, explicou.

Os interessados na oportunidade de Bolsa de Pós-Doutorado devem enviar, até o dia 1º de agosto de 2010, currículo para o professor Aguiar (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), contendo as seguintes informações:

a) Curriculum vitae completo, incluindo lista de publicações;
b) Carta de apresentação indicando a razão do interesse na bolsa e com um breve relato de sua experiência;
c) Indicação de duas pessoas de referência, com endereço de e-mail para contato.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP, no valor de R$ 5.028,90 mensais.

Outras vagas de bolsas de pós-doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br.

Agência FAPESP