Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Com o tema "Catástrofes e crises do tempo", será realizado nos dias 13, 14 e 15 de maio, o IX Historicidades dos Processos Comunicacionais. O evento reúne pesquisadores vinculados a grupos de pesquisa de diferentes instituições, como UFRJ, Fiocruz, UFMG, UFBA, UFRB, UFOP e UFPI, que se dedicam ao estudo do tempo como categoria para compreensão dos fenômenos e produtos da Comunicação. A cobertura televisiva do desastre de Mariana, as reportagens sobre o “Massacre de Suzano”, a Aids nas narrativas de comunicação, as formas como o jornalismo vem representando as crises de nossos tempos:
exemplos de temas que estarão em pauta nas apresentações. O encontro será dividido em dois momentos. No primeiro, os diferentes grupos de pesquisa se apresentarão, explicando as matrizes teóricas com que trabalham e a forma como, a partir delas, pensam a temática do primeiro evento de 2019.

No segundo momento, os grupos apresentarão trabalhos focados em objetos mais específicos, mas sempre problematizados pela questão das instabilidades temporais e da catástrofe.

Aberto ao público, o encontro será realizado no primeiro dia (13/05, segunda-feira) no campus Manguinhos da Fiocruz, a partir das 9h, com a mesa de abertura, seguida de palestras até às 16h. A partir daí, os participantes serão convidados a fazer uma visita guiada ao Castelo Mourisco e à Seção de Obras Raras, da centenária Biblioteca de Manguinhos. Já nos dias 14 e 15 de maio, respectivamente, terça e quarta-feira, o evento será realizado na Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que fica em Botafogo, das 9h às 19h.

O Icict, que sedia o primeiro dia de abertura do evento, estará presente por meio de pesquisadores do Laces, PPGICS e Reciis que ministrarão palestras diversas, como "Catástrofe, trauma e representação: cultura da mídia e relatos biográficos" (Igor Sacramento), "A Aids como fantasma da homossexualidade nas narrativas comunicacionais". (Izamara Bastos), "A catástrofe como trauma no Jornal Hoje e no programa Fofocalizando: a cobertura do 'Massacre de Suzano", (Roberto Abib) e "Sentindo o golpe: a canção como representação simbólica da perda" (Patrícia Barcelos, doutoranda do PPGICS).

Veja a programação completa aqui - https://encontrohistoricidades.wordpress.com/

Serviço

Evento: IX Historicidades dos Processos Comunicacionais

Dia: 14/05/2019 – 3ª feira | Das 9h às 17h | Local: Biblioteca de Manguinhos / Fiocruz - Av. Brasil, 4.365, em Manguinhos, no Rio de Janeiro (RJ)

Dias: 15/05 e 16/05/2019 – 4ª e 5ª feiras | Das 9h às 19h | Local: Casa da Ciência da UFRJ fica na Rua Lauro Muller, 3, em Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ)

Programação: https://encontrohistoricidades.wordpress.com/

Entrada Franca