Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Richard Stallman, fundador do movimento Software Livre, do Projeto GNU e da Free Software Foundation (FSF), vem a Curitiba para uma palestra na UFPR, no dia 2 de junho, às 17 horas, no Setor de Ciências Sociais Aplicadas. O ativista americano, conhecido pelas suas iniciais "rms", é uma das pessoas mais proeminentes do movimento Software Livre, que pretende garantir as liberdades do usuário de software de executar, estudar e modificar o software, para redistribuir cópias, com ou sem alterações.
Stallman também é pioneiro do conceito de copyleft, que usa princípios das leis de direito autoral para preservar o direito de usar, modificar e distribuir software livre.

Com o tema "Free Software and Your Freedom", Stallman vai falar sobre como o Movimento Software Livre luta pela liberdade do usuário de controlar ​a sua própria maneira de usar programas de computador, e sobre como o sistema operacional GNU, tipicamente usado em conjunto com o kernel Linux, foi desenvolvido especificamente para tornar essas liberdades possíveis.

Os organizadores lançaram uma campanha de financiamento coletivo para ajudar no aluguel de uma cabine de tradução e na contratação de tradução simultânea da palestra, que será em inglês. Link: http://rms.curitibalivre.org.br/financiamento-coletivo.shtml

A palestra é aberta ao público em geral, e as inscrições são gratuitas.

O evento é organizado pela Comunidade Curitiba Livre (curitibalivre.org.br), pelo Centro de Estudos de Informática da UFPR (cei.inf.ufpr.br), e pelo Departamento de Informática da UFPR (inf.ufpr.br), com patrocínio do C3SL.

Stallman estará disponível para entrevistas sob algumas condições. Os jornalistas interessados em entrevistar o palestrante devem entrar em contato com a Superintendência de Comunicação da UFPR pelo telefone 3360-5007 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 29 de maio.

Palestra de Richard Stallman
Data: 2 de junho
Horário: 17:00
Local: Auditório Prof. Ulysses de Campos - Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR
Endereço: Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - Jardim Botânico - Curitiba PR
Inscrições gratuitas neste link http://rms.curitibalivre.org.br/inscricao.shtml
Mais informações: rms.curitibalivre.org.br.