Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
quarksO Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) realizará um colóquio com o tema “O plasma de quarks e glúons e o LHC” no dia 22 de setembro de 2016, a partir das 16h. O palestrante será o professor Alexandre Suaide, do Departamento de Física Nuclear do IFUSP.
Suaide realiza pesquisas na área de colisões com núcleos pesados em energias relativísticas, que permitem o estudo da matéria em condições extremas de temperatura, na qual a matéria nuclear normal passa por uma transição de fase para um estado onde quarks e glúons encontram-se desconfinados. Ele é um dos pesquisadores principais do Projeto Temático “Física nuclear de altas energias no RHIC e LHC”, financiado pela FAPESP.

“A física de partículas elementares procura entender como a matéria é constituída na sua forma mais elementar e as relações de interação entre seus diversos constituintes. O Modelo Padrão consiste na formulação mais atual sobre a estrutura da matéria. Acontece que, mesmo conhecendo em detalhes muitos aspectos das estruturas microscópicas do Universo, ainda há muitas questões em aberto”, disse Suaide.

Segundo ele, uma destas perguntas diz respeito a uma propriedade da cromodinâmica quântica (QCD) relativa ao confinamento de partículas com carga de cor (quarks e glúons) em hádrons. Para tentar investigar em detalhes esta questão – dentre outras – foi construído na Europa o acelerador de partículas LHC (Large Hadron Collider), em operação desde 2008.

O experimento Alice, do LHC, foi projetado e construído com o objetivo de investigar em detalhes o plasma de quarks e glúons, determinar suas propriedades e, com isso, tentar fornecer meios para entender a interação forte entre as partículas elementares.

“No colóquio, pretendo discutir o que é o plasma de quarks e glúons, as evidências experimentais que suportam sua observação e também suas propriedades conhecidas. Pretendo discutir como podemos investigar a fundo suas características e o impacto do experimento Alice nas observações atuais e futuras”, disse Suaide.

O evento é gratuito e ocorrerá no Auditório Abrahão de Moraes, rua do Matão, 1.371, travessa R. Haverá transmissão ao vivo pelo endereço www.iptv.usp.br.

Mais informações: http://portal.if.usp.br/ifusp/pt-br/evento/col%C3%B3quio-do-ifusp-com-o-prof-alexandre-suaide-ifusp.

Agência FAPESP