Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelam, até 2014, que o público predominante do câncer na laringe no Pará são homens com um percentual de 80 casos (1,92%) dos quais  30 deles (4,15 %) na capital. Já para as mulheres foram 10 casos no Estado, sendo todos em Belém (0,62%). No Brasil são 7.640, sendo 6.870 (7,03%) em homens e 770 (0,75%) em mulheres. O principal fator de risco da doença é o tabagismo.
Devido à grande incidência do câncer de laringe, o Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Bettina Ferro de Souza (HUBFS), da Universidade Federal do Pará (UFPA), realiza o IV Workshop com o tema “Disfagia e voz profissional: da avaliação à reabilitação”. O evento acontece dias 2 e 3 de outubro, no auditório do Hotel Tulip Inn, na Duque de Caxias, 2651, no Marco. As inscrições estão abertas, pelos telefones: 91 – 3201 7819 / 3249 7161 / 3249 9977.

Segundo Christiane Menezes, fonoaudióloga e gerente do Serviço de Otorrinolaringologia, coordenado pelo médico Francisco Palheta, a finalidade do evento acadêmico é mostrar a importância de manter a voz saudável aos profissionais que a utilizam como instrumento de trabalho, entre eles estão fonoaudiólogos, médicos, professores e outros.

Proposta - “A proposta é dar continuidade ao evento acadêmico que realizamos todos os semestres com temas diferenciados. Desta vez optamos por falar da voz e deglutição, porque sabemos que há muita incidência de câncer de laringe e precisamos divulgar sempre a voz e saúde vocal, pois a doença tem maior chance de cura se detectada precocemente. O workshop traz sugestões de reabilitação, orientações de saúde vocal e questões novas com profissionais que chegam atualizados em relação ao atendimento das pessoas com disfagia, que é a dificuldade de deglutição muitas vezes ocasionada até por problemas neurológicos”, afirma a gerente do Serviço de Otorrinolaringologia do HUBFS.

Novidades - Alguns temas novos serão trazidos pela doutora Saramira Bohadana, otorrinolaringologista paraense que mora em São Paulo. Ela contribuirá para o evento com as palestras “Anatomofisiologia e avaliação endoscópica da laringe e da voz”, “Indicações cirúrgicas nas lesões benignas de laringe”, “Paralisia das pregas vocais” e “Abordagem da disfonia espasmódica”. Além de Christiane Menezes, outros profissionais renomados participam do IV workshop: os fonoaudiólogos Márcia Salomão, Niele Medeiros, Déborah Dahan, Renato Silva, Fabrício Peixoto e Sávio Bastos, e o professor de canto Isac Almeida.

Atendimento – O HUBFS tem a direção do médico e sociólogo Paulo Amorim e serve de referência no Estado na área de Otorrinolaringologia, Oftalmologia e Crescimento e Desenvolvimento Infantil, e atende 100% por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Na área de Otorrino o hospital conta com atendimento de fonoaudiólogo específico para trabalhar com reabilitação vocal, além de otorrinolaringologistas que fazem avaliação clínica e endoscópica da laringe e pregas vocais, orientações e encaminhamento interno à fonoterapia, caso seja necessário ao paciente.   
 
Serviço:
Abertas inscrições para o IV Workshop com o tema “Disfagia e voz profissional: da avaliação à reabilitação”, organizado pelo Serviço de Otorrinolaringologia, do Hospital Bettina Ferro, da UFPA.
Data: 2 e 3 de outubro
Local: Auditório do Hotel Tulip Inn, na Duque de Caxias, 2651, no Marco.