Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Carl JohnsonO professor Carl Johnson, da Vanderbilt Universit, Estados Unidos, ministrará duas palestras no campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no dia 3 de agosto de 2015. Um dos principais especialistas no mundo em ritmos circadianos, Johnson falará sobre “Adventures in Chronobiology”, às 10h, e sobre “BRET – Bioluminescence Ressonance Energy Transfer”, às 16h.
Johnson virá ao Brasil como parte de um projeto de pesquisa apoiado por meio do acordo de cooperação entre a FAPESP e a Vanderbilt University. O projeto tem como pesquisadores principais Johnson e Vadim Viviani, da UFSCar.

“O projeto investiga a bioquímica da bioluminescência de larvas de um díptero que vive nas montanhas Apalaches, nos Estados Unidos. É o inseto que produz a luz mais azul entre os organismos terrestres”, disse Viviani.

A bioquímica do organismo foi pioneiramente investigada por Viviani em colaboração com os falecidos Therese Wilson e J. Woodland Hastings, na Harvard University. “A investigação desse novo sistema deverá levar ao desenvolvimento de novos biossensores bioluminescentes”, disse Viviani.

O evento é gratuito e organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Monitoramento Ambiental e pelo Laboratório de Bioquímica e Biotecnologia de Sistemas Bioluminescentes.

As palestras serão realizadas no Anfiteatro da UFSCar-Sorocaba, Rodovia João Leme dos Santos (SP-264), Km 110, Bairro do Itinga.

Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Agência FAPESP