O evento será aberto com palestras retratando alguns destaques museológicos mundiais vindos da Espanha, Inglaterra e Irlanda, além de exemplos reconhecidos brasileiros, como o Museu do Futebol, Museu da Língua Portuguesa, Museu da Vida, entre outros.
Em seguida, haverá mesas de debate com temáticas específicas: arquitetura de museus de ciências, mediação com o público e financiamento e gestão.
Para o coordenador do evento, o pró-reitor adjunto de cultura, João Marcos de Almeida Lopes, trata-se de uma oportunidade rara de conhecer experiências variadas de uma forma mais próxima. “Concebemos o evento com uma oportunidade para a troca de ideias e experiências, colocando os participantes em contato mais próximo com os palestrantes convidados, buscando fazer com que o debate contribua para a formulação de novas propostas, passíveis de serem aproveitadas por todos. As diretrizes para a formulação depolíticas universitárias para a difusão científica têm que ser pensadas coletivamente, com todos os agentes sociais envolvidos nas estratégias de educação em ciências e na construção de uma verdadeira ‘cultura científica’”, destaca.
A participação no evento, que oferece 75 vagas, é gratuita para todos os interessados. As inscrições devem ser realizadas pelo site da Pró-Reitoria. Confira aqui a programação completa do evento.
(Assessoria de Imprensa da USP - 11 3091-3300)