Durante o evento, serão realizadas apresentações de pesquisadores de instituições brasileiras, argentinas e uruguaias. Serão abordados, por exemplo, o cenário argentino relacionado aos biocombustíveis líquidos e, também, à agricultura urbana e ao transporte de alimentos. Outro tema previsto abrange os sistemas elétricos argentino e uruguaio. Do Brasil participam, além da UFSCar, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Um destaque da programação é o lançamento de um novo aditivo que torna a produção de biodiesel mais barata e menos poluente, ao eliminar, por exemplo, a utilização de água nesse processo e, assim, a produção de resíduos de água contaminada, dentre outras vantagens. O lançamento do novo combustível, denominado Ethabiodiesel, está previsto para acontecer às 9h50.
O Seminário, aberto aos interessados, acontece das 8h30 às 18h, no Anfiteatro da Reitoria, na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar. A programação completa pode ser conferida em http://bit.ly/1HdcNBz.