Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Na próxima sexta-feira (22/5), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) será sede do XVII Seminário Internacional de Energia da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), que reúne 31 universidades do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. O evento é uma realização do Comitê Acadêmico de Energia da AUGM, atualmente presidido por Octavio Antonio Valsechi, docente do Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Socioeconomia Rural da UFSCar, e conta com o apoio do Núcleo de Energia da UFSCar, da empresa Vinna e da Agência Inovação da UFSCar.
Durante o evento, serão realizadas apresentações de pesquisadores de instituições brasileiras, argentinas e uruguaias. Serão abordados, por exemplo, o cenário argentino relacionado aos biocombustíveis líquidos e, também, à agricultura urbana e ao transporte de alimentos. Outro tema previsto abrange os sistemas elétricos argentino e uruguaio. Do Brasil participam, além da UFSCar, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Um destaque da programação é o lançamento de um novo aditivo que torna a produção de biodiesel mais barata e menos poluente, ao eliminar, por exemplo, a utilização de água nesse processo e, assim, a produção de resíduos de água contaminada, dentre outras vantagens. O lançamento do novo combustível, denominado Ethabiodiesel, está previsto para acontecer às 9h50.
O Seminário, aberto aos interessados, acontece das 8h30 às 18h, no Anfiteatro da Reitoria, na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar. A programação completa pode ser conferida em http://bit.ly/1HdcNBz.