“Tivemos o cuidado de selecionar temas de grande incidência na prática médica. Um deles, o Acidente Vascular Cerebral, está entre as três principais causas de morte no Brasil. Já na neurocirurgia uma das condutas médicas mais solicitadas em nossa prática é o manejo de aneurismas. E, no nosso segundo dia de simpósio, traremos ao público o tema mais incidente no manejo de paciente em cuidados neurointensivos, o edema cerebral e a hipertensão intracraniana. Por fim, falaremos do diagnóstico por imagem, de fundamental importância no fechamento do diagnóstico das patologias e na orientação das condutas intervencionistas cirúrgicas”, explica Beatriz Medeiros Correa, presidente da Liga de Neurologia e Neurocirurgia da FMP/Fase, responsável pelo evento.
Para o dia 18 estão previstas palestras sobre AVE (acidente vascular encefálico) isquêmico e hemorrágico, com o Marco Oliveira Py, presidente da Associação de Neurologia do Estado do Rio de Janeiro (Anerj), e Aneurismas e MAVs (malformações arteriovenosas), ministrada pelo médico Orlando Maia, chefe de Neurocirurgia do Hospital Santa Teresa, de Petrópolis.
No dia 19, as temáticas abordadas serão Hipertensão Intracraniana e Edema Cerebral, com os médicos Leonardo Garcia Martins e Diego Campolina Vidal, professores da Residência Médica em Neurocirurgia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, do Rio, e Noções de Neurorradiologia, com a professora da disciplina de Radiologia da FMP/Fase, Renata do Amaral Nogueira, médica radiologista na Clínica de Diagnóstico por Imagem e no Hospital de Ensino Alcides Carneiro, também em Petrópolis.
O Simpósio de Neurologia e Neurocirurgia conta com o apoio da Academia Brasileira de Neurologia. As inscrições custam R$ 25 e garantem o certificado de participação. Outras informações podem ser obtidas no site: http://fmpfase.edu.br/extensao/.