Ficou conhecido nacionalmente por ter sido o relator do julgamento do Mensalão e pelo seu temperamento forte. O ex-ministro tornou-se um exemplo para os brasileiros, principalmente pela determinação. Foi eleito pela Revista Time como uma das cem pessoas mais influentes do mundo e também foi incluído em uma lista de 10 brasileiros que foram notícia no mundo, em 2013.
Estudante de escola pública, Barbosa se formou em Direito na Universidade de Brasília, onde também fez mestrado em Direito do Estado. Ele também é mestre e doutor em Direito Público pela Universidade Panthéon-Assas (Paris). Antes da nomeação para o STF, Barbosa exerceu diversos cargos na Administração Pública Federal. Foi membro do Ministério Público Federal, chefe da Consultoria Jurídica do Ministério da Saúde, advogado do Serviço Federal de Processamento de Dados, SERPRO, Oficial de Chancelaria do Ministério das Relações Exteriores e serviu a Embaixada do Brasil em Helsinki (Finlândia). Barbosa também é autor de diversos livros na França o no Brasil, dentre eles ‘Ação afirmativa & princípio constitucional da igualdade: o Direito como instrumento de transformação social. A experiência dos EUA’, publicado pela Editora Renovar.
Joaquim Barbosa está vindo a Florianópolis a convite da Unisul e da Eyecomm Comunicação e Eventos. A palestra é aberta ao público em geral. Os ingressos para a comunidade estão R$ 160,00; estudantes, idosos, portadores de necessidades especiais e professores de escolas públicas, R$ 80,00. Os ingressos podem ser adquiridos através da Blueticket ou no restaurante universitário Pedra Branca, na Unisul, em Palhoça.