"Os temas interessam aos médicos e aos estudantes que estão se formando. Escolhemos Petrópolis pela Faculdade de Medicina e para lembrar o centenário do médico e cientista Peter Brian Medawar, que nasceu na cidade e recebeu o Prêmio Nobel de Medicina em 1960, quando vivia em Londres. Será também o primeiro congresso realizado por uma regional da Academia, que tem 40 anos. Aliás, nossa primeira regional foi fundada em Petrópolis", conta Chácar.
Presidido por Samuel Kierszenbaum, presidente regional da Acamerj, o encontro terá debates sobre temas como “Síndrome metabólica: medicina pragmática”, “Cardiologia na saúde pública, “Análise crítica das diretrizes de hipertensão arterial”, “Infarto agudo do miocárdio em unidade primária de atendimento”, “Diabetes, prevalência e diagnóstico”, “Obesidade e pneumopatias na infância”, “Emergências pediátricas, cardiológicas e cirúrgicas”.
De acordo com Samuel, que também é professor da FMP/Fase, o congresso discutirá o “Transplante Renal”, “Captação de órgãos para transplante”, “Doença Renal Crônica (DRC) para o clínico”, “Epidemiologia da DRC no Brasil e no mundo”, “Identificação e tratamento ultraprecoce da infecção aguda pelo HIV”, “Diagnóstico atual das hepatites”, “Infecção de pele e ossos” e “Antibioticoterapia na saúde pública”.
“A programação é extensa, com debates de interesse para os atuais e futuros profissionais de saúde”, destaca o diretor da FMP/Fase, Paulo César Guimarães.
O 1º Congresso da Academia de Medicina acontecerá de 26 a 28 de março. As inscrições podem ser feitas através do site fmpfase.edu.br.