“O grande objetivo do trabalho realizado por essas escolas superiores é fomentar o protagonismo dos alunos, com técnicas novas que saem do padrão da sala de aula com quatro paredes e ganham novas dimensões”, comenta o Reitor do UniÍtalo, Prof. Dr. Marcos Antônio G. Cascino. “Inclusive, o professor deixa de ser a fonte única do conhecimento para se tornar um curador das informações”.
Fábio Reis, Presidente do consórcio Sthem e diretor de Operações do Unisal, de Lorena, endossa. “O professor não é mais o detentor do conhecimento, é ele que orienta, que acompanha e que instiga o aluno a buscá-lo”.
Reis explica que o consórcio Sthem Brasil, articulado pelo Unisal e lançado em março de 2014, foi criado em parceria com o Laspau, programa de desenvolvimento acadêmico e profissional afiliado à Universidade de Harvard com foco nas Américas. Entre as instituições participantes, além de UniÍtalo e Unisal, estão ESPM, PUC Goiás e Paraná, Unesp (Guaratinguetá-SP) e UERJ, entre outras.
Conteúdo
O Professor Roberto Dias, do UniÍtalo, é um dos palestrantes. Em seu projeto “Aprendizagem por problemas com times de trabalho no desempenho de papéis”, os alunos propõem soluções de um problema real exercendo diferentes papéis, compatíveis com o ambiente profissional: Líder, Redator, Expositor, Pesquisador e Auditor.
O conceito foi aplicado em aulas de Fundamentos da Administração, com 480 alunos, utilizando casos reais e os estudantes exercendo funções variáveis a cada semana. “O resultado foi inspirador, 87% afirmou em pesquisa que a metodologia foi muito importante na aquisição de competências profissionais”, afirma Roberto Dias.
Esse é um dos 22 projetos que serão apresentados no dia 27, das 9h às 17h, em palestras que mostram como foi o desenvolvimento de cada trabalho em sua respectiva instituição. Antes disso, na noite do dia 26, a partir das 19h, será aberta a mostra acadêmica de pôsteres com outros estudos com pedagogia realizados nessas instituições.
Sobre o UniÍtalo
O Centro Universitário Ítalo-Brasileiro, o UniÍtalo, reflete a trajetória de três gerações em nome da transformação social pela Educação. Fundado há 65 anos, atua na graduação e pós-graduação, nas áreas da Saúde, Educação e Negócios, com 25 cursos distribuídos em quatro horários – madrugada, manhã, tarde e noite, em que recebe mais de 10 mil alunos. A instituição ainda oferece quase 60 opções de cursos de extensão, cursos online e graduação em tecnologia.
Hoje, ocupa um campus próprio, com mais de 25 mil metros quadrados na região de Santo Amaro, na Zona Sul de São Paulo, onde dispõe de completa estrutura acadêmica (laboratórios de diversas especialidades, salas de aula com wireless e equipamentos de última geração, biblioteca, entre outros), esportiva (ginásio, quadras, piscinas), de lazer e cultural (teatro para 700 pessoas, espaço para shows, cafés e o restaurante Tanti Amici). Realiza diversos eventos para os alunos e também para o público em geral.