Abrindo o evento, o studio argentino AFT Arquitectos de Alfredo Tapia, Gastón Atelman e Martín Fourcade, compartilhará o percurso da arquitetura contemporânea no país vizinho e, por meio de suas obras, dentre elas o Museo Malba e a Bodega Navarro Correas, contextualizará e conectará os participantes no progresso coletivo da América Latina.
Em comemoração aos 11 anos do evento, reuniram-se mais de 150 colaboradores entre estudantes, professores, arquitetos, e membros da sociedade, para organizar uma programação abrangente e de grande pertinência ao contexto sócio-político da metrópole.
Mobilidade, envolvendo principalmente o plano de ciclovias para a cidade, o Elevado Costa e Silva, o Minhocão, que tem polarizado opiniões de uma forma que não se via há anos. O Largo da Batata, que almeja passar de território a lugar, e as próprias diretrizes do Novo Plano Diretor que vão orientar o crescimento da cidade pelos próximos 16 anos, são alguns dos temas que serão debatidos no evento.
Habitação será debatida através da ótica dos grupos de Ocupação, Ouvidor 63 e Casa Amarela. Também nesta seção, mesas sobre urbanização de favelas buscarão o entendimento sobre a cidade informal e as qualidades e limitações que deste tecido fazem parte.
Práticas emergentes que têm se destacado serão compartilhadas durante o evento por seus idealizadores, dentre eles: 23 Sul, AR Arquitetos, Tacoa Arquitetos, Eiji Hayakawa Architects, Metro Arquitetos, Arquitetos Associados, MAAM+studioparalelo, Jacobsen Arquitetura, entre outros. Participam dessa visita, Isay Weinfeld, MK27, Andrade Morettin e SPBR.
Numa inédita colaboração com o ENANPARQ 2014, (Encontro Nacional da Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo), farão parte deste ciclo de palestras, o arquiteto francês David Mangin, o chileno Horácio Torrent, o francês Christian Topalov, a espanhola, Maria Teresa Perez Cano e o inglês Paul Appleton. Participam também do evento os fotógrafos Klaus Mitteldorf, Leonardo Finotti, Pedro Kok, Gabriel Kogan e Irmãos Guerra, conferindo um novo enfoque às temáticas recorrentes.
O futuro da arquitetura será discutido a partir da exibição do filme Archiculture, exibido pela primeira vez em São Paulo. Paralelamente, também serão abordados temas relativos às mudanças no ensino da arquitetura no Brasil, o Movimento Estudantil e as mudanças em relação ao ENADE.
Palestrantes Internacionais do ENANPARQ:
David Mangin (Paris, França)
David Magin é Arquiteto e Urbanista . Doutor em Urbanismo (Paris XII Créteil). Grand Prix de Urbanismo 2008. Prix France Culture “La Ville À lire” em 2004 por seu livro “La ville franchisée”, gerente associado da SEURA arquitetos desde 1996. Professor na École d’Architecture de la Ville et des Territoires de Marne-la -Vallé e professor convidado na École Nationale Supérieure des Ponts et Chaussées. O seu projeto de ordenamento para o bairro Les Halles em Paris foi selecionado em 2004 pelo Prefeito de Paris. Dirige também uma das 5 equipes científicas sobre o Projeto de “Grand Paris” no âmbito do Atelier Internacional de Grand Paris.
Horácio Torrent (Santiago, Chile)
Horacio Torrent é Professor Titular da Universidade da Universidade Católica do Chile -PUC – Chile. Doutor em Arquitetura pela Universidade Nacional de Rosario , Argentina, Mestre em Arquitetura pela Universidade Católica do Chile; Arquiteto pela Universidade Nacional do Rosario , Argentina. Membro fundador e Presidente de Docomomo Chile desde 2004. Foi Director de Investigação e Pós-Graduação - FADEU PUC de 2008 a 2012, Subdirector da Escola de Arquitectura (2006-2010) e chefe do Programa de Magistratura em Arquitectura - PUC (2001-2007).
Christian Topalov (Paris, França)
Christian Topalov, sociólogo e doutor em Letras e Ciências Humanas, é atualmente diretor de estudos na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS) de Paris. Nos anos 1970, ao lado de Manuel Castells, Jean Lojkine, Edmond Preteceille, Francis Godard o Susanna Magri, foi um dos fundadores do que ficou conhecida como a “Escola Francesa de Sociologia Urbana”. Desde o final dos anos 1980 Topalov se dedica à história das políticas de reforma urbana e social, em especial como as ciências sociais se relaciona com as múltiplas questões urbanas.
María Teresa Pérez Cano (Sevilla, Espanha)
Maria Teresa Pérez Cano é Arquiteta E.T.S. Arquitecturade Sevilla; Doutora em Arquitetura pela E.T.S. Professora Titular da Faculdade de Arquitectura de Sevilla da UniversidadUniversidad de Sevilla (desde 1995); Professora do Programa de Doutorado “Ciudad, Paisaje y Territorio” da Universidad de Sevilla (desde 1993); Professora do Programa de Doutorado “RehabilitaciónArquitectónica y Urbana” da Universidad de Sevilla, Moderna (Lisboa, Oporto, desde 2000), Professora do Programa de Doutorado “Arquitectónica y Patrimonio Cultural - Ambiental”daUniversidad de Sevilla (España)-Santiago de Chile (Chile, desde 2003); Professora do Metrado em “Ciudad y ArquitecturaSostenible” (desde 2005).
Paul Appleton (Londres, Inglaterra)
Paul Applenton é Arquiteto e Doutor pela Universidade de Bristol e Edimburgo. Desde 1984 é sócio do escritório Bob Alliesan e Graham Morrison. Foi responsável pela transformação do Royal Festival Hall e do novo Planetário e Centro de Astronomia Moderna no Observatório Real em Greenwich, ambos concluídos em 2007. Responsável pelo Master Plan dos Jogos Olimpicos de Londres. Atualmente é membro do Painel CABE Design Review. É um dos autores do livro ‘The Fabric of Place’, which is due to be published in September em 2013.
Informações:
Evento: XI Semana Viver Metrópole/ III ENANPARQ
Dia: De 20 a 25 de Outubro
Local: Prédio 9 - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
Endereço: Rua da Consolação, 930 – Higienópolis
Programação: XI Semana Viver Metrópole (Entrada franca)
http://vivermetropole.wix.com/2014
Programação: III ENANPARQ (Inscrições e valores no site)
http://www.enanparq2014.com/