No programa, minicursos, oficinas, comunicações orais e apresentações culturais, visam promover também a integração do público e das universidades com a comunidade. O Fandango paranaense é o tema cultural do evento. A origem deste folclore está vinculado à organização de trabalhos coletivos no campo. Nessas ocasiões, segundo alguns historiadores, o responsável pela organização desse trabalho coletivo costumava oferecer aos ajudantes, ou voluntários, um Fandango, uma espécie de baile acompanhado de comida com muita fartura. Inspiradas no espírito de coletividade do Fandango, as instituições organizadoras do seminário convidaram as universidades públicas da Região Sul para participarem do evento.
Temas - Na pauta, além do tema central do evento "A extensão nos cursos de graduação:creditação, curricularização e integração", diversos assuntos de interesse na área como "Pesquisa, Extensão e Interdisciplinaridade no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE)"; "Integração entre Extensão e Ensino nos Cursos de Graduação"; oficinas; mini-cursos (áreas de Educação e Direitos Humanos); mesas redondas e apresentação de trabalhos. Simultaneamente, serão realizadas algumas atividades paralelas como a Reunião das Fundações de Fomento que desenvolvem ações junto às Universidades do Sul e o "Fórum das Revistas de Extensão".
Presenças - Pesquisadores de várias universidades do país estarão presentes como Paulo Roberto Brofman da Fundação Araucária; Deborah Bernett da Silva da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp); Adriano Smpaio da Universidade Federal da Bahia (UFBA); José Roberto Santos da Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Pedro Cesar Benetti da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro); Mauro Luiz Rabelo da Universidade de Brasília (UNB) e outros.
Cultura - Os participantes ainda terão acesso às apresentações culturais de grupos artísticos das universidades federais da Fronteira Sul (UFFS); do Rio Grande (FURG); Unioeste; Instituto Federal Catarinense (IFC) e outros. A iniciativa é uma parceria entre a UFPR, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Universidade Estadual do Paraná (Unespar).
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (41) 9746-4947, com a professora Maria Vírginia Cremasco e (41) 9134-9134, com a professora Iara Thielen.