Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
No próximo dia 27 de agosto, a Aliança Francesa de Botafogo irá receber o jornalista francês Jean-Michel Djian para uma palestra na qual o principal tema será a língua francesa. A palestra vai debater as origens do idioma e como foi sua difusão nos 29 países que têm o francês como língua oficial. Além disso, no mundo, há 220 Milhões de pessoas que são francófonas em 77 países. "A francofonia é colorida pela força das culturas que a nutrem.
Não falamos o francês na Guiana como falamos o francês na Bélgica e, portanto, essa língua é suficientemente estruturada para absorver as influênccias da língua crioula e das línguas dominantes que a cercam", afirma Djian. A palestra será em francês sem tradução simultânea.

Em 2007, Jean-Michel Djian produziu com Philippe Lavalette, o documentário "Rêver le français" no qual estuda os diversos aspectos da língua francesa, viajando para o Canadá, Bélgica, França e Senegal. Durante a palestra ele falará sobre a influência da língua francesa no mundo. "Existem tantas particularidades do francês quanto existem regiões no mundo. É realmente o que torna essa língua mais interessante", finaliza.

Sobre o Jean-Michel Djian
Jean-Michel Djian começou sua carreira jornalística em 1985. Em 1992 trabalhou no Le Monde e, em 1995, foi redator-chefe no setor de educação e cultura do Le Monde. Paralelamente, Jean-Michel Djian produziu uma série de emissões para a rádio France Culture intitulada "Territoires rebelles", sobre os itinerários de personalidades artísticas. Desde 2011, Djian assumiu a posição de redator-chefe na rádio France Culture, sendo responsável pela direção da revista France Culture Papiers e pelo programa de entrevistas "La part d´enfance", da mesma rádio.

Titular de um doutorado em ciências políticas, consagrado à Inovação Cultural e o Estado, Jean-Michel Djian é professor associado na Universidade Paris VIII e iniciador do DESS (diploma de estudos superiores especializados) de "Gestão Cultural Europeia" e também de "Cooperação Artística Internacional". Ele preside, junto com Cheick Omar Sissoko, cineasta e ministro da Cultura em Mali, a Université Ouverte des 5 Continents de Tombouctou (Mali). Jornalista e ex-redator-chefe do Le Monde Education, ele é colaborador regular do jornal Le Monde Diplomatique, do Jeune Afrique e do La Croix. Além disso, ele é fundador e diretor da revista Culture Europe Intern ational.

Como autor, ele publicou o notório Léopold Sédar Senghor: Genèse d'un imaginaire francophone (2005) e Politique culturelle: la fin d'un mythe (2005) pela editora Gallimard. Em 2010, ele publicou uma obra sobre o gigante da literatura africana, Ahmadou Kourouma, a primeira biografia consagrada ao autor.

Sobre a Aliança Francesa
Com quase 130 anos de experiência internacional, a Aliança Francesa é a única instituição no Brasil reconhecida pela Embaixada da França a realizar os exames para obtenção dos diplomas internacionais DELF e DALF, reconhecidos pelo Ministério da Educação Nacional francês. É também centro de aplicação dos testes para a obtenção dos diplomas e certificados internacionais: TCF, TEF, CAPES/CNPq. A Aliança francesa no Brasil desenvolve parcerias com várias empresas francesas e brasileiras além de ser um ator essencial do diálogo cultural franco-brasileiro.  

Serviço: Palestra "Rêver le français" com Jean-Michel Djian
Local: Auditório da Aliança Francesa Botafogo - Rua Muniz Barreto, 730
Data: Quarta-feira, 27 de agosto
Horário: 19h30m
Entrada: Franca
Palestra em francês, sem tradução simultânea.
Mais informações: www.rioaliancafrancesa.com.br.