Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
No dia 23 de junho o Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) e a Faculdade de Medicina da Universidade (Famed) promovem o Simpósio de Oncologia: Genoma, Medicina de Precisão e Aspectos Bioéticos. A atividade contará com a participação dos professores da Universidade de Chicago (Estados Unidos), Olufunmilayo Olopade e Christopher Sola Olopade. A oncologista Olufunmilayo é referência mundial na área de câncer de mama e aconselhamento genético, e utiliza a Medicina de precisão para individualizar o tratamento oncológico - determinando as possibilidades adquirir a doença.
Além disso, trabalha para humanizar e democratizar o tratamento e difundir o conhecimento desenvolvido nos Estados Unidos em regiões subdesenvolvidas, como a África. O pneumologista e professor Christopher é diretor do Serviço de Bioética da Universidade de Chicago e falará sobre bioética na era da Medicina de precisão.

O Simpósio terá como moderadores o chefe do Serviço de Oncologia do HSL, Sérgio Lago, e o oncologista Márcio Debiasi, doutorando em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e fellow da Universidade de Chicago, na Breast Cancer Clinic, sob orientação de Olufunmilayo. Entre os palestrantes do evento estão a geneticista Patrícia Prolla, chefe do Centro de Pesquisa Experimental do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), e o professor José Roberto Goldin, chefe do Serviço de Bioética do HCPA e membro dos Comitês de Ética em Pesquisa do HCPA e da PUCRS. A atividade ocorre das 8h30min às 16h no auditório da Famed, no 3º andar do HSL (avenida Ipiranga, 6690 - Porto Alegre), e será aberto a residentes e profissionais da área da saúde interessados em oncologia, aconselhamento genético e ética. Inscrições gratuitas e informações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefone (51) 3320-3039.

Durante a visita ao Hospital São Lucas, Olufunmilayo e Christopher também participarão de discussões de casos clínicos e conhecerão a estrutura de internação, ambulatório e pesquisa, além da sede do Latin American Cooperative Oncology Group (Lacog), instalado no Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc). Segundo o diretor da Famed, Jefferson Braga Silva, a proposta é estabelecer parcerias de ensino e pesquisa entre as duas instituições.