Registro - Termos que não estão presentes em outros dicionários da época colonial; verbetes ligados à fauna e flora; nomes, formas de relacionamento, descrições sobre comida, caça, pesca e agricultura dos povos indígenas, tudo isso, pode ser conferido no documento. O manuscrito inédito de 1756 possibilita não só um contato maior com a realidade vivida pelos povos da Amazônia, como também notar a evolução da região ao longo dos anos, como pontua o doutor Karl Arenz, professor de História da UFPA e coordenador do evento. “O dicionário tem uma peculiaridade, porque ele contém muitas informações acerca do dia a dia em uma missão jesuíta, pois o autor comentava alguns verbetes ou explicava-os de forma mais exaustiva”.
Acredita-se que o autor do dicionário tenha sido um jesuíta alemão com pouco conhecimento da Região Amazônica, que viveu na Missão de Piraguiri, hoje Vila de Pomba, no rio Xingu. O escritor acrescentou detalhes em latim e alemão, que enriquecem a obra. “O manuscrito é, à primeira vista, um dicionário comum, mas olhando mais de perto, percebe-se que o autor se deu ao trabalho de ir além de meras traduções. Ele as comenta, acrescenta conhecimentos e até dúvidas, tornando-o um documento vivo, pois parte de uma convivência concreta que o autor teve com índios de diferentes povos.”, afirmou o professor doutor Karl Arenz.
Programação - O seminário conta com a presença de pesquisadores de diversas áreas e instituições nacionais e internacionais. Um dos destaques é o pesquisador Jean-Claude Muller do Instituto de Estudos Europeus e Internacionais de Luxembrugo. A programação também conta com estudiosos da Universidade de Münster (Alemanha) e pesquisadores brasileiros da USP, UFRJ, UFPA e Museu Emílio Goeldi. O público-alvo do seminário são estudantes e profissionais das áreas de história, letras e biologia.
Serviço: Seminário Internacional e Interdisciplinar sobre manuscrito inédito de 1756 em Língua Geral da Amazônia
Data: 2 de abril de 2014.
Hora: 15h - 18h
Local: Auditório Professor Paulo Mendes, Instituto de Letras e Comunicação (Campus Básico).