Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Nesta quinta-feira (27), o curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniso promoverá a palestra “Arquitetura Religiosa no Brasil e seus Simbolismos”. O tema será abordado pelo museólogo e pesquisador de artes sacras, o Frei Róger Brunorio, atualmente, assessor técnico em museologia do Museu de Arte Sacra de Santos e coordenador do Departamento dos Bens Culturais da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.
A palestra pretende apresentar a arquitetura religiosa brasileira, mostrando através das tipologias de igrejas, as características próprias e os simbolismos relacionados ao espaço sagrado.

A palestra acontecerá no Auditório F, na Cidade Universitária (Rod. Raposo Tavares, km 92.5), às 8h30 e às 19h30, com entrada aberta ao público.

Formando em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, o Frei Róger Brunorio também é membro da Comissão dos Projetos de Restauro dos Conventos Santo Antônio/RJ e do Convento N. Sra. do Amparo, São Sebastião/SP, e coautor e consultor técnico do Projeto de Inventário da Arte Sacra Fluminense, pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro (Inepac).

Já no dia 31 de março, segunda-feira, o arquiteto Edson Luís da Costa Sampaio, que atua no Órgão Técnico de Apoio ao Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural, na Secretaria de Cultura de Santos, ministrará a palestra “Arquitetura Contemporânea e Patrimônio Cultural, uma relação necessária e importante”.

O objetivo é mostrar como pode se dar a relação entre bens históricos, protegidos por legislação especial, e intervenções contemporâneas. Para exemplificar isso, serão apresentadas obras já concluídas ou em execução, como os Teatros Coliseu e Guarany e o Museu Pelé, todas em Santos.

O arquiteto e professor universitário Edson Sampaio é mestrando na FAU-USP e Especialista em Teoria e Prática da Preservação e Restauro do Patrimônio Arquitetônico e Urbanístico. Já participou da elaboração da "Cartilha de Patrimônio Histórico do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos" e do "Inventário dos imóveis situados no centro histórico de Santos".

A palestra acontecerá na Cidade Universitária (Rod. Raposo Tavares, km 92.5), no Auditório Central, às 20h30, com entrada aberta ao público, especialmente para aqueles que se interessam pela preservação de bens culturais.