Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
uniso logoEducadores e pesquisadores de várias áreas, além de vítimas da repressão, são os convidados do Ciclo de palestras: Debates sobre a Ditadura, que analisará, a partir de múltiplas perspectivas, os 50 anos do golpe militar. O evento será aberto ao público e acontecerá na Cidade Universitária e no câmpus Trujillo.
A realização é dos cursos de Direito e História da Uniso, DCE-Uniso, Centro Acadêmico de Direito, Centro Acadêmico de Geografia, União da Juventude Socialista, Nova Acrópole, UNE, UEE e Levante Popular da Juventude.

A abertura e mediação do evento ficarão a cargo da professora Maria Regina Vannucchi Leme, Coordenadora de História, e do professor Danilo Vieira Vilela, docente do curso de Direito da Uniso.

PROGRAMAÇÃO
Dia 24/3 – 19h30
Cidade Universitária

Daniel Lopes – Formado em Direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba e em Filosofia pela Uniso, um dos membros do Movimento Popular que resultou na criação da Comissão da Verdade Municipal. É professor de Filosofia e psicanalista, membro do Instituto Sedes Sapientiae.

Lira Alli – Estudante de Ciências Sociais e Membro da Comissão Verdade, Memória e Justiça, da União Estadual dos Estudantes de São Paulo, e da Comissão da Verdade da USP.

Miguel Gonçalves Trujillo Filho - Foi preso e torturado pelo DOI-CODI de São Paulo em 1975, aos 22 anos. Atuava nos movimentos estudantis de Sorocaba e era membro do PCB.


Dia 25/3 – 9h30
Cidade Universitária

Professor Aldo Vannucchi – Educador e ex-Reitor da Uniso. Diretor da Faculdade de Filosofia de Sorocaba, presidiu a Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (ABRUC), autor de vários livros e tradutor. Foi preso no regime militar pelo seu envolvimento com o operariado e teve seu sobrinho Alexandre Vannucchi Leme barbaramente torturado e morto.

Paulo Roberto Ravagnani – Formado em Filosofia pela Universidade Estadual de Maringá – Paraná. Diretor da Organização Internacional de Cultura Nova Acrópole – Sorocaba, Professor e Diretor da Sociedade de Educadores de Sorocaba, especialista em Filosofia Oriental e Ocidental, Oratória, comportamento humano e Psicologia.

Fernanda Ikedo – Jornalista formada pela Uniso, atuou no Jornal Bom Dia, é pesquisadora pela Unicamp (Produções do Cinema Nacional). Autora do livro “Ditadura e Repressão em Sorocaba – Histórias de quem resistiu e sobreviveu”;  do documentário “Porque Lutamos!”, que relata a  trajetória do estudante sorocabano Alexandre Vannucchi Leme, morto pela ditadura, laureado pelo em 2008 pelo Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos; e  do livro “Poemas que latem ao coração”.

Adriano Diogo - Geólogo formado pela USP, desempenhou papel importante no movimento estudantil paulista durante a ditadura militar na década de 70. Eleito quatro vezes vereador de São Paulo, foi Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente em 2003 e, atualmente, exerce seu 3º mandato de Deputado Estadual.


Dia 3/4 – 19h30
Câmpus Trujillo

Maria Regina Vannucchi Leme – Coordenadora de História, possui Graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba e Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba.

Maria Aparecida de Aquino – Doutora em História Social pela USP, professora- titular aposentada e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo. É docente do curso de Relações Internacionais Uniso.

Walter Cruz Swensson Junior - Historiador, Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo .

Osvaldo Francisco Ramos – Foi torturado e perseguido pela ditadura, ligado ao movimento sindical e estudantil. Foi membro da Ação Popular de Saúde - APS que apoiou as greves sindicais do Grande-ABC.