Segundo a professora Célia Regina Cavichiolo Franco, integrante da comissão organizadora, Chammas, que coordena a Pós-Graduação em Oncologia da USP e é editor seccional do Brazilian Journal of Medical and Biological Research, apresentará parte dos estudos que tem desenvolvido na área. No período da tarde, das 14 às 18 horas, no saguão do Departamento de Patologia, os doutorandos da Biologia Celular e Molecular, conceito 5 nas três últimas avaliações da Capes, exporão, sob a forma de pôster, 51 trabalhos científicos.
60 Teses de Doutorado
O Programa de Biologia Celular e Molecular foi o primeiro a ser implantado na UFPR, em 1979, com o Mestrado em Morfologia. Nesses 34 anos de funcionamento, passou por diversas estruturações e atualmente além da área de concentração em Biologia Celular e Molecular, também oferta a de Fisiologia. Até dezembro de 2012, foram produzidas 264 dissertações de mestrado e defendidas 60 teses de doutorado.
Segundo os coordenadores do Programa, Edvaldo da Silva Trindade e Marco Antonio Ferreira Randi, "nosso objetivo maior é fazer com que seja uma referência no sul do país, pois é amplo, multidisciplinar e de qualidade". O Programa disponibiliza à comunidade uma ampla gama de linhas de pesquisa: Biologia Molecular de Patógenos; Cronobiologia; Fisiologia Celular em Processos Biológicos, Fisiologia das Células Excitáveis; Fisiologia Endócrina e do Metabolismo; Fisiologia Renal e da Osmorregulação; Reprodução e Biologia do Desenvolvimento e Toxicologia Celular e Ambiental.
Parcerias internacionais
Atualmente, atuam no Programa professores dos Departamentos de Biologia Celular, de Fisiologia e de Patologia Básica da UFPR e de outras instituições de ensino brasileiras, entre elas, do Instituto Carlos Chagas (ICC - FioCruz). O Programa também conta com colaborações de instituições de ensino do exterior (estágios de alunos e docentes em centros de pesquisa e no desenvolvimento de projetos conjuntos).
Entre as do exterior, que fazem parceria com a UFPR, estão Institute Pasteur (França), Virginia Commonwealth University (EUA), Université du Québec (Canadá), University of Moncton (Canadá), University of Georgia (EUA), Water Research Institute (Canadá), Fishes and Oceans (Canadá), University of Davis (EUA), Universitat de Barcelona (Espanha), McMaster University (Canadá), Harvard University (EUA) e Yale University (EUA).