Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Fortalecer a ciência que se faz no Sul do Brasil é o objetivo central do I Encontro de Físicos do Sul, que reúne até dia 26 (terça-feira), 300 participantes de diversas universidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. São pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação. "Nossos problemas são muito similares e podemos encontrar solução em outra universidade para ser adaptada aqui", explica o professor Marcos Gomes Eleutério da Luz, chefe do Departamento de Física da UFPR.
De acordo com a coordenadora do Simpósio, professora Lucimara Stolz Roman, também da UFPR, a física é muito ampla e, por isso, há um grande interesse em firmar parcerias com vistas ao fortalecimento político da Região com o objetivo de melhorar a ciência. Para Lucimara é necessário acabar com o distanciamento entre os pesquisadores e integrar os grupos para discutir ciência de alto nível.

O evento conta com palestras e apresentação de nada menos do que 250 trabalhos científicos em forma de pôster e oral. São estudos sobre nanociência, supercondutividade, informação quântica, física aplicada a biologia, eletrônica orgânica e ainda o ensino da Física, seja em nível médio ou superior. Além de nomes conceituados nas universidades dos três Estados, há convidados de instituições do Chile e do México.

O I Encontro dos Físicos do Sul é realizado no Hotel Alta Régia, Rua Dr. Faivre, 846 em Curitiba

O programa completo do encontro está no endereço eletrônico: http://fisica.ufpr.br/enfisul/