O Fórum, que tem como foco os estudos mais recentes sobre esses tipos de deficiência, conta com a participação de pesquisadores da Noruega, Escócia, Canadá, Estados Unidos e também do Brasil. Destinado a acadêmicos, profissionais, familiares e pessoas que se interessem pelos temas, o programa do evento apresenta conferências, palestras, mesas-redondas e minicursos.
Além da inclusão, outros assuntos serão abordados, como a Síndrome de Charge e Cognição e Linguagem na pessoa com deficiência. Haverá também uma conferência sobre inserção social, atividades ao ar livre na comunidade e a arte na educação de jovens e adultos deficientes. A programação ainda conta com mesas-redondas sobre redes de serviços, nacionais e internacionais, para apoio as pessoas com surdocegueira e deficiência múltipla. Minicursos sobre interpretação, co-docência na educação da pessoa com surdocegueira e deficiência múltipla sensorial e comunicação tátil também compõem as atividades do Fórum.
No VII Encontro Nacional de Familiares de Pessoas com Surdocegueira e com Deficiência Múltipla serão discutidas a importância da família na educação dessas pessoas. Serão abordadas a transição para a vida adulta, a participação em equipes colaborativas e o empoderamento das famílias para tomada de decisões. Já no VIII Encontro Nacional de Pessoas com Surdocegueira, a atuação nos Conselhos Municipais e Estaduais de Direitos das Pessoas com Deficiência estará em pauta, assim como a identidade e a autogestão das pessoas com surdocegueira e as suas necessidades na Universidade.
Os interessados em apresentar trabalhos no Fórum podem enviar seus resumos até 10 de outubro, próxima quinta-feira, pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Os projetos deverão ser inscritos em trabalho completo nas modalidades de Comunicação Oral ou Pôster. Os interessados em participar como ouvintes devem preencher a ficha de inscrição e enviá-la para o mesmo endereço eletrônico. Tanto o formulário, como as normas para envio dos trabalhos estão disponíveis em www.ahimsa.org.br/hotsite.html.
O V Fórum Internacional de Surdocegueira e Deficiência Múltipla é realizado pelo curso de Licenciatura em Educação Especial e o Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da UFSCar, único no Brasil, juntamente com as associações que trabalham com pessoas com deficiência. Mais informações pelo telefone (11) 5081-4633.