Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Nesta terça-feira, 10, o pesquisador José Esteban Castro, da Universidade de Newcastle (Reino Unido), vai discutir em conferência o tema Elementos para uma ecologia política regional na América Latina. Aberto a toda a comunidade acadêmica, sem necessidade de inscrição prévia, o evento acontece a partir das 14h, no auditório T001 da Escola de Engenharia.
A convite do Programa Cátedra do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat), Castro permanece na UFMG até 15 de setembro, para diversas atividades, entre as quais encontros com grupos de pesquisa.

José Esteban Castro é professor titular de sociologia da Faculdade de Geografia, Política e Sociologia, e pesquisador do Instituto de Pesquisas sobre a Sustentabilidade (Nires) da Universidade de Newcastle, no Reino Unido.

Ministra disciplinas de graduação e pós-graduação em sociologia ambiental, ecologia política, teoria social, sociologia e ciência política da América Latina e estudos do desenvolvimento. Nos últimos vinte anos, concentrou suas pesquisas sobre temas de desigualdade social e mudança social, ecologia política da água, a relação entre água e cidadania, a interface público-privada na provisão de serviços públicos (saneamento), e o impacto da injustiça e da desigualdade ambientais nos processos de democratização na América Latina e na Europa.

Atualmente coordena as redes de pesquisa Gobacit, Waterlat e o projeto Desafio, todos focalizados, em termos amplos, na política da água.

Castro tem numerosas publicações em inglês, espanhol e português, e alguns de seus trabalhos vêm sendo traduzidos também para outros idiomas. A maioria de suas publicações podem ser acessadas gratuitamente em formato virtual no site da Biblioteca da Universidade de Newcastle.