Na segunda-feira, 9 de agosto, às 19h, no Auditório Henrique Fontes, Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC, ocorre a palestra com Klester Cavalcanti, jornalista e editor-executivo da Isto É Gente, premiado no Brasil e no exterior, e autor de três livros, sendo o mais recente “Dias de Inferno na Síria”, no qual conta o que viveu quando foi preso e torturado durante uma reportagem que fazia sobre a guerra na Síria, em 2012.
Uma das mais esperadas palestras ocorre dia 11, quarta-feira, no Auditório do CCE, com o jornalista e escritor Audálio Dantas, que além de participar da Semana do Jornalismo, vem a Florianópolis para lançar seu mais recente livro “As duas guerras de Vlado Herzog – da perseguição nazista na Europa à morte sob tortura no Brasil”.
A palestra de encerramento será na sexta-feira, 13, também no auditório de CCE, às 20h, com Leonardo Sakamoto, jornalista e coordenador da ONG Repórter Brasil, blogueiro da UOL e professor de Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. E às 23h, no Célula Showcase, ocorre a “Boa Noite!”, festa de encerramento da Semana.
“A organização da Semana leva mais ou menos um semestre, de março até setembro. É feita somente pelos alunos do curso, que são voluntários na organização. Não é nada fácil, dependendo da quantidade de pessoas envolvidas em cada ano. (...) Exige que você gaste um período semanal para as reuniões, mais resolver problemas fora desses horários, mas nada que seja impossível. Mas definitivamente no final vale a pena quando você tem o contato pessoal com jornalistas importante que tem bastante experiência para compartilhar.” conta Guilherme Longo, aluno do curso de Jornalismo e um dos organizadores da Semana.
Nos anos anteriores participaram da Semana profissionais como José Hamilton Ribeiro, João Moreira Salles, Marcelo Tas, Xico Sá, Eliane Brum, a equipe do Profissão Repórter, Lira Neto, Felipe Patury, Ruy Castro, Renato Cruz, entre outros.
Mais informações: https://www.facebook.com/events/1406649906219529/.
Débora Cristina Baldissera / Estagiária de Jornalismo da Agecom / UFSC