De acordo com os organizadores, o evento contribui para os vários redimensionamentos do que se entende por literatura, teoria, crítica e cultura, oportunizando aos participantes um momento singular com o desenvolvimento de atividades envolvendo palestras, mesas-redondas, comunicações em simpósios, atividades artístico-culturais, lançamentos de livros e momentos de autógrafos, feira de livros de várias editoras do país e Assembléia Geral da Abralic (momento em que é eleito o novo corpo gestor da Associação para o próximo biênio). Todas estas atividades, com exceção da solenidade de abertura, acontecem no Centro de Integração Acadêmica da UEPB, em Bodocongó.
Ao longo dos cinco dias de atividades serão realizadas 12 mesas-redondas, três conferências, além da conferência inaugural, 52 simpósios funcionando todos os dias. Todas estas atividades constituem um panorama dos temas, modos e abordagens do texto literários em suas várias interfaces na contemporaneidade como as relações estabelecidas entre várias literaturas nacionais e estrangeiras, literaturas escritas e literaturas digitais, literaturas periféricas e literaturas canônicas, literaturas escritas e literaturas audiovisuais, literaturas e cinema, televisão, teatro, folclore, cordel, histórias em quadrinhos, como também as interfaces literaturas e mídias, literatura e medicina, literatura e espaço.
A Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC) é hoje, não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina, um fórum discursivo pelo qual se reúnem, bianualmente, professores-profissionais das letras-literatura e outras áreas para discutirem o estado da literatura comparada no mundo e os rumos que os estudos literários vão tomado nas academias e disseminado o conhecimento produzido em vários contextos de atuação como escolas, universidades.
Um dos objetivos da ABRALIC é afirmar os lugares dos estudos literários e estabelecer diretrizes teóricas e metodológicas para as várias abordagens com os textos de ficção, seus impactos nas vidas das pessoas, forma de construir alteridades e cidadania.
Um dos momentos mais importantes desta Associação é a realização do Congresso Internacional, de responsabilidade de seu corpo gestor eleito a cada biênio, em Assembléia, pelos associados. A UEPB, no biênio 2012-2013, tem sediado a ABRALIC, uma vez que a presidência desta é juridicamente representada por um docente da Instituição. A diretoria da Associação envolve docentes de universidades como UFCG e UFPB.