O ICRC se dedica a tópicos tradicionalmente ligados à física dos raios cósmicos e à astrofísica de altas energias e de partículas. Também atrai cientistas que trabalham com temas ligados a raios gama e neutrinos. No Brasil, pela primeira vez haverá a participação da comunidade que estuda a matéria escura.
Estão planejadas mais de 300 palestras científicas – em sessões plenárias e paralelas – bem como diversas palestras para o grande público. Ed Stone, do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech, sigla em inglês), nos Estados Unidos, que dedicou quase 40 anos aos estudos das sondas Voyager, falará sobre uma das sondas da missão, a Voyager 1, que está prestes a deixar o Sistema Solar.
O evento terá também a participação de Samuel Ting, Nobel de Física de 1976, que falará sobre a matéria escura, o misterioso componente que responde por cerca de um quarto da constituição do Universo.
Outro assunto que promete ser amplamente discutido é o CTA (sigla em inglês para Rede de Telescópios Cherenkov), experimento internacional para localizar no céu fontes de raios gama.
O CTA será formado por duas redes de telescópios, uma no hemisfério Norte e outra no Sul. A concorrência pelo local de instalação no hemisfério Sul está entre Argentina, Chile e Namíbia.
Mais informações sobre a conferência: www.cbpf.br/icrc2013
Agência FAPESP