Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O Grupo de Elaboração de Cenários Prospectivos da Universidade Estadual Paulista (Unesp) lançará o estudo Prospecção para a Integração Sul-americana até 2030 no dia 13 de junho. O evento ocorrerá às 19h no anfiteatro 1 da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Unesp, campus de Franca, e contará com as participações do coordenador do grupo, Samuel Alves Soares (Unesp/Franca), Antonio Jorge Ramalho da Rocha (Universidade de Brasília, UnB), Maria Elenita Menezes Nascimento (UnB) e do coronel-aviador Fábio Sahm Paggiaro, do Ministério da Defesa.
O estudo abarca vários temas relativos à integração, como a União das Nações Sul-Americanas, Integração Econômica, Saúde, Educação, Defesa (Unasul).

De acordo com a Unesp, a metodologia de elaboração dos referidos cenários iniciou-se por uma consulta inicial a mais de 6 mil especialistas de todos os continentes, sendo que houve mais de 400 respostas. Posteriormente, as respostas a 15 eixos de eventos, somadas a outras metodologias, permitiram a elaboração de quatro grandes cenários, elaborados a partir do critério da favorabilidade.

O Grupo de Elaboração de Cenários Prospectivos está iniciando dois novos estudos: A inserção dos BRICS no sistema internacional e Segurança Internacional e Defesa na América do Sul, neste caso nos marcos do Pró-Estratégica, cuja coordenação geral é do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional, coordenado por Héctor Saint-Pierre, professor da Unesp de Franca

Mais informações com o professor Samuel Alves Soares, coordenador do evento: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Agência FAPESP