Os debates terão como foco o papel da ciência, da tecnologia e da inovação nas questões relacionadas ao clima e ao manejo sustentável dos biomas, as contribuições científicas e tecnológicas sobre a questão e sua relação com a perspectiva do desenvolvimento sustentável.
A programação inclui palestras com representantes de universidades, instituições de pesquisa e órgãos governamentais que atuam na área de ciência, inovação e tecnologia, clima, produção agrícola, saúde, educação, entre outras. Temas como mudanças climáticas e inovação para a produção de grãos; neurociência, novas tecnologias e seus limites; e desafios na cooperação da América Latina fazem parte das discussões.
O encontro é o penúltimo antes da realização do Fórum Mundial de Ciência (WSF, na sigla em inglês), que ocorrerá nos dias 25 e 26 de novembro, no Rio de Janeiro, e terá como tema “Ciência para o desenvolvimento global”. É a primeira vez que o fórum mundial ocorre fora da Europa. O WSF é organizado mundialmente pela Academia de Ciências da Hungria, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o International Council for Science (ICSU), a American Association for the Advancement of Science (AAAs), a Academy of Sciences for the Developing World (TWAS), o European Academies Science Advisory Council (Easac) e a ABC.
O último encontro preparatório será em Brasília, em junho, em data ainda a ser definida.
A programação completa pode ser conferida aqui.
Agência FAPESP