O programa dos INCTs foi lançado em 2008 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com a proposta de promover avanço nas pesquisas em áreas como saúde, biotecnologia, energia, meio ambiente, células-tronco, entre outras. Atualmente, há 122 em funcionamento no país. A FAPESP financia 50% dos recursos destinados aos institutos sediados em São Paulo.
“Será uma nova oportunidade para os diferentes grupos, de diferentes áreas do conhecimento, poderem estabelecer parâmetros para novas parcerias, possibilitando que os projetos dos diferentes INCTs possam ‘conversar’ um com o outro”, disse o coordenador do INCiTO, o cirurgião oncologista Luiz Paulo Kowalski, que também é diretor do Núcleo de Cabeça e Pescoço do Hospital A.C.Camargo.
Entre os participantes do evento estão o Instituto Nacional de Análise Integrada do Risco Ambiental (Inaira), coordenado pelo professor Paulo Saldiva, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), e o INCT de Hormônios e Saúde da Mulher, coordenado pela professora Poli Mara Spritzer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
O encontro é gratuito e aberto a pesquisadores de outras instituições (mas as vagas são limitadas). A confirmação de presença pode ser feita pelo telefone (11) 2189-5023 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).
Mais informações sobre o INCiTO: www.accamargo.org.br/hotsites/incito.
Agência FAPESP