
No evento, a comunidade científica paulista terá oportunidade de trocar informações sobre tópicos relevantes da área, relacionados principalmente a modelos de doenças genéticas humanas e pesquisas com células-tronco. O workshop dará ênfase especial aos tópicos emergentes da bioinformática.
Entre os palestrantes confirmados estão Emmanuel Barillot, do Institut Curie, Paris (França), Gill Bejerano, da Stanford University (Estados Unidos), Mayana Zatz, da Universidade de São Paulo (USP), e Houtan Noushmehr, da University of Southern California (USC).
O workshop busca promover a atualização sobre o desenvolvimento de novas tecnologias de sequenciamento para pesquisas do genoma humano, a expansão das redes de comunicação e os recursos de computação para a manipulação de bancos de dados, além da interação e troca de conhecimentos entre os grupos envolvidos.
Também vão ser considerados os vários aspectos da genômica humana aplicada à medicina, como a análise de transtornos de um único gene, condições multifatoriais e o desenvolvimento de terapias para doenças. O programa também abordará a importância dos estudos em genômica para investigar aspectos evolucionários da humanidade, a extensão das variações dentro das sequências do genoma humano, assim como as implicações éticas e legais do conhecimento gerado e seu provável impacto na sociedade.
Mais informações: http://cbmegcourses.org/node/9
Agência FAPESP