O seminário é aberto a toda a comunidade. O evento é uma iniciativa das assessorias de comunicação das três universidades, com apoio das pró-reitorias de Pesquisa e de Pós-Graduação. O evento terá como abertura um panorama da pesquisa e pós-graduação nas três universidades e a palestra da jornalista Ana Paula Morales, intitulada “Espiral da Cultura Científica”. Ana Paula é pesquisadora associada do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade de Campinas (Unicamp) e coordenadora de Comunicação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).
O jornalismo científico é o tema da 1° mesa-redonda do dia, às 10h30. Abre o debate o professor de Jornalismo Científico da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), André Chaves, com tema “As relações entre o sistema brasileiro de pesquisa e jornalismo científico”. Mediada pelo jornalista e professor da UFMT, Ailton Segura, do Departamento de Comunicação Social da UFMT, a mesa terá a participação de jornalistas de Cuiabá.
Às 14h será realizada a conferência “A Produção Científica entre pressões institucionais e o compromisso ético com a sociedade: Divulgar, Informar ou Comunicar?”, com Ciro Marcondes, professor da ECA-USP, membro da Cátedra Unesco de Divulgação Científica e coordenador do Laboratório de Divulgação Científica José Reis, da Universidade de São Paulo (USP). Logo após a conferência será feito o lançamento da Rede de Divulgação Científica de Mato Grosso e assinado o Termo de Cooperação entre as instituições parceiras UFMT, IFMT e Uneamt.
O evento será finalizado às 16h com a segunda mesa-redonda do dia: “Divulgação Científica e Assessoria de Imprensa”, com os debatedores Ana Paula Morales, André Chaves e assessores de imprensa convidados, sob mediação da professora e jornalista Sonia Zaramella.