Atualmente, há mais de 16 milhões de árabes e descendentes vivendo no Brasil. Há diversas narrativas e histórias de vidas de famílias de imigrantes, relatando suas trajetórias particulares e suas perspectivas em relação à terra de origem e à de acolhida. Para entender as diversas experiências da imigração de árabes para o Brasil, esta palestra aborda as condições, os meios, o espaço e a conjuntura em que se produziram.
Gabriel Mathias Soares - Mestre em Estudos Judaicos e Árabes pela Universidade de São Paulo, graduado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisador da Biblioteca e Centro de Pesquisas América do Sul-Países Árabes (BibliASPA). Também foi por três meses acompanhante ecumênico no Programa de Acompanhamento Ecumênico na Palestina e Israel (EAPPI em Inglês) na cidade de Hebron / Al-Khalil.
Paulo Daniel Farah é Professor Dr. da FFLCH-USP, Presidente-Diretor da BibliASPA (Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul-Países Árabes), coordenador do Festival Sul-Americano da Cultura Árabe e curador de exposições como “Islã: Arte e Civilização” e “Caligrafia árabe: a arte da palavra”. É autor de O Islã (São Paulo: Publifolha, 2000), ABC do Mundo Árabe (São Paulo: SM, 2006), Deleite do estrangeiro em tudo o que é espantoso e maravilhoso (Edições BibliASPA, FBN, Bibliothèque Nationale d’Algérie e Biblioteca Nacional de Caracas, 2007) e A escrita da língua árabe: alfabetização, ortografia e caligrafia (São Paulo: Edições BibliASPA, 2011), entre outros. Trabalhou na "Folha de S.Paulo" na editoria de Mundo.
“Os contextos da imigração árabe para o Brasil”
Quando: 27/03 (quarta-feira), das 21h20 às 23h.
Local: Anfiteatro Sigma - Universidade Metodista de São Paulo - Campus Rudge Ramos - Rua Alfeu Tavares, 149 - Rudge Ramos - São Bernardo do Campo - SP
Capacidade: 230 vagas.
Quanto: gratuito.
Mais informações:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
http://festivaldaculturaarabe.wordpress.com/