
McCombie abordará o fato de a crise financeira internacional não ter sido antecipada pela economia tradicional por se basear em pressupostos falhos, como a hipótese dos mercados eficientes, que presume que as cotações dos ativos (ações e obrigações) refletem toda a informação conhecida.
O professor vai mostrar, entretanto, que as limitações desses pressupostos já tinham ficado expostas pela crise financeira de 1998, que provocou o colapso do sistema bancário norte-americano. A conferência vai traçar um paralelo entre a crise de 14 anos atrás e a atual, mostrando como as lições decorrentes da primeira não foram aprendidas.
O conferencista
McCombie é graduado em Geografia pela Universidade de Cambridge (Reino Unido), mestre em Geografia pela McMaster Universidade (Canadá) e doutor em Economia pela Universidade de Cambridge (Reino Unido). Além de vasta bibliografia produzida em economia, suas contribuições incluem estudos sobre dinâmica regional e políticas de clusters em países em desenvolvimento, financeira internacional, progresso técnico e investimento e difusão espacial de inovações.
A estada de McCombie na UFMG vai de 19 a 25 de agosto, período em que participará de outras atividades promovidas pelo Ieat.