Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
unicid-logoA Universidade Cidade de São Paulo – UNICID receberá no dia 15 de agosto, às 19h30, a professora e pesquisadora Paula Pogré, da Universidade Nacional de General Sarmiento, Argentina. Tendo como pauta o “Ensino para a Compreensão (EpC)”, a especialista em educação discutirá os conceitos, concepções e experiências com essa abordagem pedagógica, favorecendo um intercâmbio entre países da América Latina que utilizam o método.
O EpC é um marco conceitual desenvolvido a partir de pesquisas e práticas pedagógicas de educadores do Programa de Formação de Professores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Atualmente, é estudado e aplicado por instituições de diversos países do mundo. No Brasil, foi pioneiramente introduzido no ensino superior pela UNICID, em 2008.

Paula Pogré, que está vinculada ao projeto desde 1995, visitará a UNICID para conhecer as experiências e práticas desenvolvidas nos diversos cursos de graduação, utilizando o marco teórico do EpC.

De acordo com a pró-reitora adjunta de Ensino da UNICID Denise Aparecida Campos, o EpC permite aos professores de cursos de graduação repensarem a formação profissional de seus alunos a partir da ideia de “desempenhos de compreensão”. “A grande crítica, hoje, às universidades é que formamos profissionais muito teóricos, despreparados para a prática, distantes daquilo que o mercado de trabalho necessita. O EpC oferece ferramentas que auxiliam na aproximação entre teoria e prática e entre a formação acadêmica e o mundo do trabalho. O aluno aprende a ter desempenhos flexíveis com os conhecimentos que possui”, afirma

Interessados em acompanhar a palestra podem solicitar a inscrição por meio do telefone (11) 2178-1212. As vagas são limitadas.

Sobre a palestrante

Paula Pogré é formada em Ciências da Educação pela Universidade Nacional de Buenos Aires. Possui “Diploma de Estudios Avanzados y Suficiencia Investigadora” e é pós-doutora em “Educación, Didáctica y Organización de las Instituciones Educativas” pela Universidade de Sevilla, na Espanha.

A especialista em educação divide suas atividades desenvolvendo pesquisa, docência e gestão. Vinculada ao Projeto Zero da Universidade de Harvard, ela participa das atividades do Ensino para a Compreensão (EpC) nos Estados Unidos e em diversos países da América Latina. É membro-fundadora do “L@titud-Harvard-Project Zero Latin American”, instituto que pesquisa a compreensão como norte do processo ensino-aprendizagem.

Na Universidade Nacional de General Sarmiento, Paula Pogré é pesquisadora e docente. Foi coordenadora do Instituto do Desenvolvimento Humano de Valencia e diretora do “Proyecto de Trabajo Conjunto Universidad - Institutos Superiores de Formación Docente- escuelas Polivalentes - para melhoria da aprendizagem de jovens em língua e matemática (PROYART)”.

Atualmente, integra o Comitê Diretivo da Rede PROPONE (Promoción de políticas nacionales para la equidad). Em convênio com o Instituto Nacional de Formação Docente (INFD) e mais 24 Institutos Superiores de Formação Docente de toda a América Latina, ela está desenvolvendo pesquisas sobre os indicadores de processos pedagógicos e institucionais que promovem a equidade e o acesso ao conhecimento.

Também atua como professora convidada de cursos de pós-graduação em diversas universidades Argentinas (Universidad Nacional de la Plata,  Universidad Nacional de San Martín, Universidad Nacional de Comahue, Universidad Nacional de Villa María, Universidad Nacional del Nordeste e Universidad Torcuato Di Tella).

É ainda consultora internacional de projetos de revisão curricular e de formação de docentes universitários. Já no âmbito do Ministério de Educação da Nação Argentina, é coordenadora Nacional do Programa Nova Escola e é colaboradora do Projeto de “Mejora de la Formación Docente Inicial para el Nivel Secundario orientado a las áreas de Biología, Física, Matemática y Química y para las áreas de Letras, Historia, Geografía y Lengua Extranjera (INFD- SPU)”.

Sua carreira profissional também abrange os títulos de consultora da UNESCO-Buenos Aires  e da  UNESCO-OREALC - Chile e membro da equipe técnica do Programa Regional de Políticas para a Profissão Docente e Coordenação Acadêmica do “Curso Internacional de Políticas para la Profesión Docente UNESCO”.

Como autora e co-autora de livros, entre seus últimos, destacam-se: “Modelos innovadores en la Formación Inicial Docent”; “Nuevos maestros para América Latina”; “Formar docentes para la equidad” e “Multiple Intelligences around the Word”.

SERVIÇO

Palestra Ensino para a Compreensão – EpC

Dica: 15/08, às 19h30
Local: Auditório da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID
Endereço: R. Cesário Galeno, 475 – Tatuapé, São Paulo.
Inscrições gratuitas: (11) 2178-1212 (Vagas limitadas)