Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Somente neste mês de agosto, serão três prêmios Nobel de Química palestrando na USP. Mas a perspectiva é que até 2013 dezenas de outros pesquisadores de renome nacional e internacional venham até a Universidade compartilhar ideias em várias áreas do conhecimento. E é com este objetivo de trazer para dentro da USP a discussão de temas relevantes para a comunidade científica que a Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) está lançando o projeto Conferências USP.
A primeira conferência, cuja temática é “Química e Ciências da Terra”, ocorrerá nos dias 18 e 19 de agosto, no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. É neste evento que estarão presentes os ganhadores do Prêmio Nobel de Química, Kurt Wüthrich (2002), Richard R. Schrock (2005) e Ada Yonath (2009).

Na próxima terça-feira (17), haverá uma sessão de divulgação pública do Conferências USP para cerca de 200 alunos do ensino médio e para jornalistas, no Anfiteatro da FAU, das 15 às 17 horas. O objetivo é apresentar a ideia geral do projeto e fazer uma prévia do que os cientistas irão abordar nos dias de conferência. Jornalistas interessados em acompanhar a apresentação do dia 17 devem entrar em contato com o professor Luiz Henrique Catalani, do Instituto de Química (IQ) da USP, e um dos organizadores desta primeira conferência, pelos telefones (11) 3091-1811/3162, ou email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O pró-reitor de Pesquisa da USP, o professor Marco Antonio Zago, explica que o Conferências USP tem o objetivo de trazer para a Universidade a discussão de temas importantes da ciência e tecnologia. “Queremos que essa discussão aconteça com a mesma paixão que se discute outros assuntos ligados ao cotidiano da USP”, destaca. De acordo com o pró-reitor, com o passar do tempo, esse tipo de debate passou a ser feito apenas em congressos, simpósios, sociedades e outras instituições privadas e a iniciativa da Pró-Reitoria visa promover os debates de forma independente.

As Conferências estão reunidas em dez grandes áreas do conhecimento: 1 – Medicina Translacional e Saúde Pública; 2 – Biologia Celular, Molecular e Sistêmica; 3 – Ciências Agrárias, de Plantas e de Animais; 4 – Engenharia; 5 – Física, Astronomia e Matemática; 6 – Nanotecnologia e Nanociência; 7 – Química e Ciências da Terra; 8 – Ciências Políticas, Economia, Direito e Relações Internacionais; 9 – Ciências Sociais, Educação, Artes e Literatura; e 10 – Enfermagem, Odontologia, Educação Física e Medicina Esportiva. Em 2012 e 2013, essas temáticas serão abordadas novamente, mas serão discutidos outros temas pertinentes as mesmas pautas.

Até o final deste ano, cada uma das dez temáticas será abordada em uma conferência que ocorrerá na USP. A única exceção é “Ciências Sociais, Educação, Artes e Literatura”, que não poderá ocorrer neste ano devido a problemas ligados a agenda dos pesquisadores convidados ao debate.

Há ainda a 11ª área que abordará um Tema Especial, variável a cada ano. A equipe da Pró-Reitoria definiu para 2011 o tema “Conferência USP sobre o Mar”. Para 2012 e 2013, um novo assunto será abordado. Está previsto que a organização do Tema Especial ocorra conjuntamente com a Universidade de Toronto (Canadá), sendo que a conferência seja realizada um ano no Brasil e no ano seguinte no país norte-americano.

Todas as conferências serão transmitidas ao vivo, via IPTV USP, e tem entrada gratuita. O público-alvo é formado por alunos e professores universitários. As inscrições para a Conferência “Química e Ciências da Terra” já estão abertas e podem ser feitas neste link.

Preconceito
“Temos a oportunidade de transformar esta primeira conferência na participação da USP nas comemorações do Ano Internacional da Química”, destaca o professor Luiz Henrique Catalani. Para ele, a conferência dos dias 18 e 19 também vai possibilitar que se traga a público qual é a importância da química no cotidiano das pessoas e ajudar a mudar a imagem equivocada que se tem dessa área.

“Todos nós já ouvimos expressões como ‘Cabelos danificados pela química’ ou ‘Este suco é cheio de conservantes químicos’. São frases que ajudam a formar um estereótipo negativo, pois remetem a ideia de que tudo o que é químico é danoso. Isso pode até interferir na vocação dos jovens, pois, diante desses estereótipos, eles acabam tendo uma ideia errada da profissão e chegam, muitas vezes, a desistir dela”, aponta o professor.

Além dos prêmios Nobel, a Conferência Química e Ciências da Terra contará com a presença dos pesquisadores da USP José Manuel Riveros Nigra (IQ), Ohara Augusto (IQ), Umberto Cordani (Instituto de Geociências) e Sérgio Henrique Ferreira (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto), além de Simon Campbell (cientista inglês envolvido na descoberta do Viagra), Juan Cesar Scaiano (Universidade de Otawwa), Ernesto Julio Calvo (Universidade de Buenos Aires), e Ronaldo Aloisi Pilli (Universidade de Campinas). Cada um desses cientistas irá abordar um tema específico ao longo da conferência.

A próxima conferência, Desafios da globalidade: as assimetrias da sociedade internacional, ocorrerá nos dias 26 de setembro e 7, 19 e 26 de outubro no Salão Nobre da Faculdade de Direito (FD) e no Auditório FEA-5 da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, e contará com a presença dos professores Celso Lafer (FD), Jacques Marcovitch (FEA), Otaviano Canuto (FEA/Banco Mundial), e Adam Przeworski (New York University). A programação completa de todas as conferências para o ano de 2011 estão disponíveis neste site.

Mais informações: (11) 3091-3548 ou email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., na Pró-Reitoria de Pesquisa, ou (11) 3091-1811/3162, ou email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com o professor Luiz Henrique Catalani, site www.inovacao.usp.br/uspconferencias